Volkswagen Passat CC (avaliação)

O Passat CC tem um pouco de tudo, é ao mesmo tempo um luxuoso sedã e um cupê, uma excelente mistura em um carro que serve tanto para viajar com conforto ou curtir uma tocada mais esportiva. Essa nova categoria de carro, chamada de cupê de quatro portas, foi inaugurada pela Mercedes-Benz, com o CLS em 2004, depois disso, várias montadoras resolveram testar a fórmula.

Cada vez mais surgem modelos de marcas consagradas com essa configuração como Porsche, BMW, Maserati entre outras. A Volkswagen também entrou nessa onda e apresentou pela primeira vez ao público no Salão de Detroit (EUA), em maio de 2008, o Passat CC que logo chegou ao mercado Brasileiro, em março de 2009. A sigla CC vem de Comfort Coupe.

Seu valor elevado de R$ 208.024, devido à alta do IPI, deixa o modelo restrito a poucos afortunados. O CC é vendido exclusivamente para os clientes premium da VW, com linhas fluídas e modernas o modelo chama a atenção por onde passa. O teto é rebaixado, ao estilo cupê, e que segue uma linha que se estende do pára-brisa à traseira, em forma de arco que corre pelas laterais, logo abaixo das janelas e sobre as caixas de roda dianteiras e traseiras ainda são atuais. Verificando com mais detalhes a parte externa, destacam-se os frisos cromados no contorno das janelas, na grade dianteira, nas laterais e no para-choque traseiro e dupla saída de escape com ponteiras cromadas. As rodas são de liga leve aro 18 com um desenho exclusivo e muito bonito.

Se por fora as linhas do Passat CC se destacam, por dentro não faltam mimos ao motorista e passageiros. Na parte relacionada à segurança, estão disponíveis os faróis bixenon direcionais (o facho aponta para onde se vira o volante) com lavador e ajuste automático de altura. Além de freios com ABS, ASR (controle de tração), ESP (de estabilidade) e EDS (bloqueio eletrônico do diferencial), airbags frontais com duplo estágio de abertura, laterais e do tipo cortina. Nesta versão 2012 avaliada por uma semana, ainda são oferecidos como itens de série o sistema Kessy de acesso ao veículo, novo console central, Park Assit II (para vagas paralelas e perpendiculares e uma nova geração de ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade). Opcionalmente, está disponível um rádio com sistema de navegação embutido no painel.

O conforto é um capítulo à parte no Passat CC, há bancos de couro, volante multifunção esportivo de três raios com detalhes cromados, descansa-braço para os ocupantes dos bancos dianteiros e inúmeros detalhes cromados espalhados pelo interior. Os bancos têm ajuste elétrico, sendo que o do motorista ainda vem com memória, o que facilita ainda mais a achar a posição de dirigir perfeita sem se preocupar se outro motorista vai utilizar o carro. Os ocupantes do Passat CC ainda são muito bem recebidos pelo excelente sistema de som com CD player com entrada multimídia e caixas de som espalhadas por todos os cantos. O conforto à bordo é excepcional e agradável para todos os ocupantes.

Para o clima ficar ainda melhor dentro do Passat, está lá o ar-condicionado do tipo Climatronic com duas zonas, ideal para que cada passageiro escolha a sua temperatura ideal. Tecnologia é o que não falta nste modelo, o display multifunção monitora a pressão dos pneus, que também realiza diversas configurações de visualização. Também está presente o “coming/leaving home”, uma espécie de temporizador que mantém os faróis acesos durante tempo suficiente para que, na garagem escura, se encontre a chave de casa. O Sensor de chuva e controlador de velocidade também são de série. A capacidade do porta-malas é de 452 litros, suficiente para o carro, que tem medidas avantajadas. Outro detalhe é o freio “de mão”, que pode ser acionado por um botão, com função que mantém o veículo estático enquanto o pedal do acelerador não volta a ser pressionado. Opcionalmente a Volkswagen oferece são pintura externa metálica ou perolizada , teto de vidro panorâmico e aplicações de madeira no painel.

Sob o capô o Passat CC traz um eficiente motor V6 3.6 FSI (sistema de injeção direta de última geração) que gera 300 cavalos de potência e 6.600 rpm e 35,6 kgfm de torque entre 2.400 e 5.300 rpm, suficiente para empurrar com folga os 1.635 kg do modelo. Em aceleração constante, o carro se mostrou estável o tempo todo, sendo facilmente controlável em qualquer velocidade. O rodar macio e confortável transmite muita segurança ao motorista, que fica bem á vontade para arriscar velocidades mais elevadas, até mesmo em curvas.

O teste teve 80% dele feito na cidade e os 20% restantes realizado em uma estrada com direito a uma serrinha com curvas bem fechadas. Fomos do Rio a Petrópolis, pela BR-040, seguindo pela serra, o carro foi testado em curvas mais ousadas, retas longas com asfalto de boa qualidade e passou com louvor no teste, se mostrando seguro, silencioso e confortável. A suspensão, independente nas quatro rodas, traz a sensação de estar andando sobre trilhos o tempo todo. Em conjunto com o motor está a transmissão automática de dupla embreagem DSG Tiptronic de 6 velocidades e a tração integral permanente 4Motion, fatores que ajudaram ainda mais no conforto e silêncio à bordo do carro durante a viagem. Segundo a marca, o Passat CC acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h.

No entanto, não se empolgue muito, pois a marca promete trazer o novo modelo para o Brasil ainda esse ano, o novo CC, como será chamado agora, ganhou a identidade visual global da marca. A versão 2013 recebeu nosso para-choques, grade, faróis com uma fileira de lâmpadas de LED e lanternas com novo layout das luzes. Além do visual mais atual, ele chega mais recheado com detector de fadiga – que sugere uma pausa quando o motorista está cansado -, alerta de ponto cego e mudança de faixa, ajuste de cabeça longitudinal e novo som com tela sensível ao toque. A marca ainda não revelou a data de lançamento.

[nggallery id=145]

*FICHA TÉCNICA

Motor
Cilindrada 3.597 cm³
Torque líquido máximo 35,6 kgfm / 2.400 rpm
Potência líquida máxima 300cv – 6.600 rpm

Número de Passageiros
Número Máximo de Passageiros 5

Pesos
Em ordem de marcha 1.635 kg
Carga útil máxima 495 kg

Rodas
Aros 8J x 18
Pneus 235/40 R18

Transmissão
Câmbio Automático de dupla embreagem DSG Tiptronic de 6 velocidades

Tração
Tipo Tração integral permanente 4motion

Reservatório de Combustível
Capacidade 68 litros

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,6s
Velocidade máxima 250km/h

Dimensões Principais
Distância entre eixos 2.708 mm
Altura 1.417 mm
Largura 1.855 mm
Comprimento 4.799 mm
Compartimento de carga/bagagens 452 l (módulos VDA)

Direção
Tipo de direção Eletro-hidráulica

Freios
Traseiros Disco ventilado
Dianteiros Disco ventilado

*Dados do fabricante

Texto e Imagens: Marcus Lauria – CarpointNews

%d blogueiros gostam disto: