Renault Sandero Stepway 1.6 16V – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Renault Sandero Stepway 1.6 16V

O Renault Sandero é um carro que, fora os veículos das “quatro grandes”, foi aprovado pelo brasileiro. Os dados de emplacamentos da Fenabrave mostram o hatch figurando frequentemente entre os dez primeiros mais vendidos. Com uma linha que oferece versões mais acessíveis à modelos sofisticados, o Sandero se mostra bem versátil. Testamos a versão topo de linha Stepway, com câmbio manual de cinco velocidades, que agrega elementos aventureiros sem perder o conforto. O preço sugerido é de R$ 43.490.

Por fora, a versão facilmente se destaca das demais, com recursos que simulam um “fora-de-estrada”. A suspensão é elevada em 50 mm a mais que o Sandero convencional, chegando a 18,5 cm., os pára-choques de impulsão e pára-lamas são bem destacados em plástico, uma estrutura em formato de quebra-mato foi instada da dianteira, estribos laterais, barra no teto e pneus de uso misto, rodas de 16 polegadas e máscaras negras nos faróis compõem o visual externo.

No interior, a sofisticação melhorou em relação ao modelo anterior, principalmente no painel, que combinou bem os materiais utilizados, iluminação e posição dos instrumentos, a ergonomia é um dos pontos positivos do Sandero Stepway. Nesta versão topo de linha, o motorista pode deixar o veículo mais ajustado ao seu tamanho com as regulagens de altura do volante e do banco. O rádio/CD/MP3 ficou maior, com botões de fácil acesso, sem falar da conectividade USB, com iPod e Bluetooth, tudo para agradar ao motorista e passageiros.

Em relação ao pacote de equipamentos de série o Sandero Sepway é bem servido. O modelo sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, além de rodas de liga leve de 16 polegadas, com pneus de uso misto. A Renault ainda oferece um adesivo para colar na carroceria do carro como opcional.

Na hora de acelerar, o desempenho do motor 1.6 16v de 107 cv (gasolina) e 112 cv (etanol) é satisfatório. O Sandero Stepway arranca bem e não faz diferente nas retomadas, dificilmente o motorista vai precisar reduzir uma marcha se precisar fazer uma ultrapassagem mais arriscada ou mesmo enfrentar ladeiras mais íngremes. O ar-condicionado ligado parece não prejudicar em nada o desempenho do hatch, deixando o passeio ainda mais agradável dentro do hatch. A experiência só fica um pouco menos prazerosa, porque o câmbio não é tão macio.

O motor responde bem à uma pisada mais forte do motorista, garantindo o prazer de dirigir a todo o instante. A acústica é moderada, dosando bem entre o corte de ruídos externos, mas permitindo ouvir um pouco do motor, para aqueles que gostam. Nas curvas, o conjunto da suspensão executa um bom trabalho e mantém o Stepway na linha. Mesmo em conversões com maior velocidade, o hatch se mostra confiável. O freio é um outro item eficiente do modelo. O sistema atende bem, mesmo com pouca pressão no pedal.

Face aos seus concorrentes, o Renault Sandero Stepway é um veículo bem apresentado para a sua categoria. É claro que há margem para melhorias, principalmente no interior, que já evoluiu, mas ainda deve se comparado com alguns modelos de outras marcas. Mas para o brasileiro, que passou tantos anos tendo que conviver somente com quatro marcas de veículos, vai encontrar neste hatch uma boa opção.

[nggallery id=157]

FICHA TÉCNICA

Carroceria

Tipo de carroceria             Hatch

Número de portas            5 Portas

Motor

Cilindrada (cm3)                1598 cilindradas

Combustível        Hi-Flex (Etanol / Gasolina)

Potência máxima (cv@rpm)         107(gasolina)/112(etanol) @5.250

Torque (mkg.f@rpm)      15,1(gasolina)/15,5(etanol) @3.750

 

Transmissão

Tipo de tração     Dianteira

 

Caixa de Câmbio

Tipo de caixa de câmbio                 Manual

Número de relações para a frente            5 marchas

Capacidade

Tanque de Combustível (L)          50 Litros

 

Dimensões

Distância entre-eixos (mm)          2.591 mm

Altura exterior (mm)       Sandero: 1.528 mm/ Stepway: 1.640 mm

Comprimento exterior (mm)       4.021 mm

Largura exterior – excluindo os retrovisores (mm)            1.746 mm

Pneus

Pneus: referência             195/60 R16

 

Peso (KG)

Carga útil               445 kg

Peso em ordem de marcha (kg)                 1.172 kg

Volume

Volume do porta-malas (L)           320 litros

 

*Dados do fabricante

Texto: Leandro Eiró | Imagens: Marcus Lauria – CarpointNews

Compartilhe: