Os carros compactos premium conquistam cada vez mais os consumidores no mundo, isso é fato. E essa moda chegou ao Brasil para ficar e já é mais comum ver esse tipo de carro em nossas ruas. Fazem parte desse nicho, o Smart, Fiat 500, Mini Cooper e agora o Audi A1. A montadora Alemã nos emprestou um exemplar do Audi A1 1.4 TFSI, modelo e entrada da marca, por duas semanas. Nesse período foi possível avaliar bem o carro no dia a dia e na estrada.

Pequeno por fora e confortável por dentro, o pequeno alemãozinho chama a atenção por onde passa. O modelo avaliado tinha a carroceria na cor branca e ainda exibia as faixas pretas com as logomarcas da gasolina Podium da Petrobrás e do A1 Efficiency Challenge, evento do qual participamos para medir a eficiência do baixo consumo do carro. Além disso, o “nosso” A1 tinha o teto e as colunas na cor preta.

Por fora, o A1 tem linhas semelhantes a outros modelos da marca, como a tradicional grade frontal trapezoidal, mas com estilo próprio. Os faróis de xênon com formato irregular possuem luzes diurnas de LEDs e o para-choques esportivo com farol e milha redondo dão um ar invocado ao carrinho. Visto de lado, destaca-se o teto baixo e as portas grandes – e pesadas. As laterais são lisas e têm vincos na altura das maçanetas, deixando a carroceria com aspecto bem limpo, além das belas rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo (opcionais). A traseira é curta e possui um vidro estreito, que atrapalha a visão do retrovisor interno. As lanternas horizontais invadem a tampa do porta-malas e tem formato irregular, mas que harmoniza com o resto das linhas do carro.

Na parte interna, o padrão Audi é confirmado pela ótima qualidade dos materiais empregados nos plásticos das portas, painel, no tecido dos bancos e detalhes em couro, como o volante e a manopla do cambio automático. Lá dentro, o espaço é de sobra para duas pessoas, atrás cabem apenas duas crianças ou pessoas de estatura baixa, além e ser bem difícil de entrar, já que os bancos dianteiros não deslizam com tanta facilidade. Os bancos são de tecido na versão avaliada e confortáveis, os de couro são opcionais. O pequeno porta-malas tem um espaço é razoável, ideal para duas pessoas. O painel tem revestimento emborrachado, e detalhes cromados. Uma tela de LCD com informações de navegação (GPS) e comandos do áudio está localizada no centro do painel. A visualização dos instrumentos com fundo preto é nítida, assim como o visor digital ao centro, com informações do computador de bordo, que é completo.

A posição de dirigir é ideal para quem gosta de carros esportivos, o banco tem regulagem de altura, assim como o volante, que inclui ainda a regulagem de profundidade. Após arrumar os espelhos e os bancos, o carro praticamente veste você. Com a ajuda do volante pequeno, de boa empunhadura, fica fácil domar o pequeno A1 no dia a dia e na estrada, além de possuir as aletas para troca de marchas sem tirar a mão dele. Depois de tudo ajustado, é só brincar à vontade com o divertido compacto alemão.

Manobrar é outra tarefa fácil, com o auxílio da direção, com assistência eletro-hidráulica, tudo fica mais simples, além do tamanho reduzido o carro, que contribui bastante para encaixar em qualquer vaga pequena. Já em velocidades mais elevadas, a direção fica mais rígida, visando sempre a segurança.

Sob o capô, está o honesto motor de quatro cilindros em linha com 1.4 litros, que usa o turbo para ter mais potencia e desempenho. São 122 cv de potência máxima a 5.000 rpm e 20,4 kgfm de torque máximo entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, suficiente para empurrar o pequeno A1 sem cerimônia. As acelerações são lineares e sem trancos, com respostas rápidas e precisas e sem trancos quando o turbo é acionado. Em conjunto está o moderno câmbio automatizado de sete velocidades, com dupla embreagem, que oferecem trocas suaves, mostrando ser muito eficiente nas retomadas e reduções. O consumo é outro fator que chama a atenção do A1, em trajetos urbanos, com o ar-condicionado ligado o tempo todo, o computador de bordo chegou à marca 12,5 Km/l na cidade e 17,5 Km/l em trechos curtos de estrada.

Nas curvas, a suspensão firme faz o A1 andar sobre trilhos, mesmo em velocidades mais elevadas. Mas andando sobre o asfalto irregular, quem está dentro do pequeno alemão sofre com as imperfeições do solo, com muitas pancadas e solavancos constantes. Para segurança de todos os modelos oferece controles de tração e estabilidade, além dos freios com ABS e EBD, com discos nas quatro, para parar o compacto com tranquilidade e sem susto. Para quem gostou e quer comprar um, prepare o bolso, o Audi A11.4 TFSI parte de R$ 89.900; com todos os opcionais, pode chega ao valor de R$ 130.600.

[nggallery id=172]

*FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.390 cm³ de cilindrada, que desenvolve 122 cv de potência máxima a 5.000 rpm e 20,4 kgfm de torque máximo entre 1.500 rpm e 4.000 rpm

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com sistema ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e ESP (controle eletrônico de estabilidade)

CAPACIDADES
Tanque, 45 litros; porta-malas, 270 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 350kg

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado S-Tronic, de sete velocidades, e dupla embreagem

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletrohidráulica

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção / 6,5 x 16 polegadas/ 215/45 R16

Conforto/conveniência – Apoio de braço dianteiro, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, bancos revestidos em tecido, coluna de direção ajustável, computador de bordo, porta-objetos, volante esportivo em couro multifuncional com paddles shift, retrovisores externos elétricos, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar, vidros laterais e traseiro com isolante térmico, travamento central com controle remoto a distância, Audi Music Interface, Bluetooth e rádio Concert.

Aparência – Acabamento interno na cor preta, alavanca de câmbio em couro, arco de pintura e retrovisores externos na cor do veículo, lanternas traseiras com LEDs, rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Segurança – Suporte Isofix no banco traseiro para cadeirinha infantil, airbags frontais, laterais e de cabeça, alarme antifurto, assistente de partida em aclives, cintos de segurança com sensor de afivelamento, dispositivo de desativação do airbag do passageiro, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis bixenônio com luzes diurnas em LEDs, faróis com ajuste automático de altura, faróis de neblina, luz de neblina traseira, rodas com parafuso antifurto, sistema de limpador dos faróis.

OPCIONAIS
Teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado automático, sensores de luz e chuva, sistema de som Bose, Keyless-Go, pacote de luzes internas com LEDs, pintura perolizada, pacote Conforto, pacote Competion externo, pacote Competion interno.

*Dados de fábrica

Texto e imagens: Marcus Lauria – CarpointNews

Compartilhe: