Fiat Palio Weekend Trekking 1.6

CarroHoje.com

No segmento de peruas de entrada, a Fiat sobrevive muito bem com o Palio Weekend em um terreno onde não é fácil emplacar boas vendas. Surgido no tempo em que tinha o convívio com Parati e Corsa Wagon, o veículo familiar da italiana é o único sobrevivente. 

A linha oferece dois modelos “urbanos”, com motorizações 1.4 e 1.6 litro respectivamente, e o modelo Adventure, de propulsor 1.8. As versões 2013 receberam algumas renovações estéticas. Nossa versão de teste foi a Trekking, que tem um novo para-choque dianteiro semelhante ao utilizado no Grand Siena na seção inferior (faróis de neblina e tomada de ar). A grade central também e nova e conta com um friso cromado na sua parte superior. Por dentro está uma nova decoração no quadro de instrumentos, novos difusores de ar, porta-objetos diversos, novo apoio para o pé do motorista e nova chave telecomando. O preço desta versão parte de R$ 43.360.

O Palio Weekend Trekking 1.6 16V Flex conta com itens importantes para um veículo familiar: Airbag duplo, freios ABS, barras longitudinais no teto para fixação de bagagem e novos revestimentos internos. Entre os opcionais, vale destacar a possibilidade do volante em couro com comandos do rádio, CD Player/MP3 com interface bluetooth e rodas de liga leve de 14 polegadas. A chegada da linha 2013 não trouxe mais espaço interno para a perua, o principal ponto de atenção do veículo. No transporte de três adultos no banco traseiro, estes terão sensação de conforto comprometida.

O motorista deverá ter uma outra percepção do veículo. Ele vai encontrar volante com regulagem de altura, ergonomia boa, com fácil acesso ao rádio, ar-condicionado (opcional) e demais comandos. Para um carro de câmbio manual, é essencial um esforço para entregar ao motorista um câmbio e embreagem macios, tarefa que a Fiat entrega no Palio Weekend Trekking. Essa boa sensação se completa com um habitáculo silencioso.

O motor 1.6 litro E-torq, de 115/117 cv e 16,2/16,8 kgfm de torque (gasolina/etanol), atende regularmente o propósito do veículo. Testando o modelo apenas com o motorista e ar-condicionado ligado, você encontra boa resposta do propulsor, podendo atingir uma velocidade próxima dos 190 km/h, velocidade bem acima da média de uma viagem em família. O desempenho em baixa também é regular, proporcionando arrancadas rápidas para uma perua. O consumo, detalhe importante sempre, chega a 11,2 km/l na estrada. Nas vias urbanas fica em 8,1 km/l, sempre verificado com gasolina.

Retomando a questão da segurança, além dos airbags, os freios (disco na dianteira e tambor na traseira) exercem um trabalho satisfatório tanto nas exigências menores quanto nos acionamentos bruscos. A sensação de segurança do modelo também é verificada na suspensão, com um sistema que mantém o carro nas curvas, não demonstrando tendência a sair de traseira. A absorção dos solavancos e desníveis do asfalto precisa de ligeiro aperfeiçoamento, pois eventualmente ocorrem algumas trepidações no interior da cabine.

O Palio Weekend é um carro que está consolidado em nosso mercado. Apesar de ter margem para melhorar em futuras versões, notadamente o espaço interno, é uma opção para atender uma família que sempre se desloca por inteiro. Os ocupantes terão um carro com ligeiro conforto, motor, espaço para bagagens, bicicletas no teto e um consumo de combustível bem aceitável.

*FICHA TÉCNICA:

Motor – 1.6

Alimentação – Injeção multi ponto

Combustível – Álcool – Gasolina

Potência (cv) – 117.0 – 115.0

Cilindradas (cm3) – 1.598 – N/D

Torque (Kgf.m) – 16,8 – 16,4

Velocidade Máxima (Km/h) – 184 – 182

Tempo 0-100 (Km/h) – 9.8 – N/D

Consumo cidade (Km/L) – 8.3 – N/D

Consumo estrada (Km/L) – 11.3 – N/D

Câmbio – Manual de 5 marchas

Tração – Dianteira

Direção – Hidráulica

Suspensão dianteira – McPherson, dependência da roda independente

Suspensão traseira – Eixo de torção, dependência da roda independente

Freio dianteiro – Freio à disco: 2 discos ventilados

Freio traseiro – Freio à disco: 2 discos ventilados

Altura (mm) – 1587

Largura (mm) – 1639

Comprimento (mm) – 4237

Entre-eixos (mm) – 2465

Peso (kg) – 1187

Tanque (L) – 51.0

Porta-malas (L) – 460

Ocupantes – 5

*Dados do fabricante

Texto: Leandro Eiró | Imagens: Marcus Lauria – Carpoint News

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Clio 2013

A versão do Clio em 2013 traz, além das alterações estéticas (já mostradas aqui no CarroHoje.com), alterações no motor. O preço inicial da versão Authentique 2 portas é de 23.290 reais com o IPI atual. O motor 1 litro rende […]