Chevrolet Spin LTZ 1.8 – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Chevrolet Spin LTZ 1.8

Alguns amam, outros odeiam, as opiniões são tantas diante da nova Chevrolet Spin que temos que avaliar a sua praticidade no dia a dia e em viagens com a família, será que ela dá conta do recado? Com a Spin e outros modelo que estão por vir, a GM segue com seu plano de reestruturação global.

A marca da gravatinha dourada apresentou a nova Spin em junho deste ano, em São Paulo, a minivan é o terceiro produto baseado na arquitetura GSV e chegou para aposentar de vez as já cansadas Meriva e Zafira.

A Spin é bem maior que a Meriva e Zafira e mais moderna em tudo, desde a parte externa até a interna. Além de mais equipada e com um preço mais competitivo. A Spin segue a nomenclatura iniciada pelo Agile e será vendida em duas versões, LT e LTZ. A versão cedida para teste foi a mais completa, LTZ, com câmbio automático e sete lugares. Existe ainda uma versão com cinco lugares.

Vista de frente a Spin não foge à sua origem, destacam-se a grade bipartida na dianteira e os faróis espichados, dando um aspecto robusto a minivan. Vista de lado, as linhas são simples e sem muitos vincos, eles saem do para-lama dianteiro e invadem toda a lateral, lembrando o Cobalt, que tem a mesma plataforma. Além da já tradicional linha de cintura mais alta. No teto, o rack prateado com as bases na cor preta faz conjunto com a carroceria larga e alta.

Na traseira a lanterna tem um formato parecido com a do Agile, com lentes transparentes com moldura interna, que segundo a marca lanternas têm superfícies especialmente desenhadas para trabalhar o fluxo de ar. A gravata dourada da Chevrolet no centro é a parte que chama mais atenção na tampa do porta-malas. Além o discreto aerofólio embutido na tampa traseira (seu Cx é de 0,33).

Por dentro, a Spin o painel que usa o conceito de duplo cockpit, e as forrações das portas foi refeito. Nas portas, revestimento parcial de tecido e porta-trecos. Além de porta-objetos nas laterais do rádio e do porta-luvas, somando um total de impressionantes 32 porta-trecos. No console, existe tomada de 12 volts e entrada de auxiliar e USB. Com sete ocupantes, sua capacidade de carga é de 162 litros. podendo chegar até 1.668 litros, com os bancos da fileira central rebatidos. O Spin LTZ tem 23 diferentes combinações de posições de bancos.

Na Spin LTZ, as três fileiras de banco estão dispostas em formato de teatro, deixando os passageiros com uma visão panorâmica do que se passa pela frente. O espaço atrás e um pouco reduzido, principalmente para quem tem mais de 1,90. Mas o conforto a bordo é excelente e sem barulho. O acabamento é de boa qualidade, sem rebarbas e com plástico rígido em tons claros, que transmitem até certo requinte ao monovolume.

O motor derivado do 1.4 do Agile, rende 108 cv com etanol e 106 com gasolina na Spin, sempre a 5.400/5.600. O torque é de 17,1 kgf.m com etanol e 16,4 kgf.m com gasolina, sempre nas 3.200 rpm. Vale ressaltar que 90% do torque está disponível entre 2.500 e 4.700 rpm. De acordo com a GM, o Econo.Flex apresenta uma evolução do sistema drive-by-wire, de última geração, que possibilita respostas mais rápidas ao acelerador e que trabalha integrado ao System Zero, uma tecnologia 100% desenvolvida pela GM, que gerencia o motor baseado em torque. Em conjunto está o moderno câmbio de seis marchas com a possibilidade de trocas manuais, feitas através de um botão no topo da alavanca. O tanque de combustível tem 53 litros. Seu consumo médio foi de 8,5 Km/l na cidade, com gasolina, sempre com o ar-condicionado ligado.

Rodando com a Spin, nota-se a falta de força para carregar tanto peso, mas durante o teste esse problema foi superado com a dosagem certa do acelerador e com a ajuda do excelente cambio automático de seis marchas. A suspensão apesar de bem acertada para o carro, deixa a desejar na hora de fazer uma curva mais fechada, o modelo inclina um pouco, transmitindo insegurança, melhor não abusar nessa hora e usar o bom senso, principalmente quando estiver transportando a família inteira.

A versão topo de linha LTZ, avaliada pelo site, parte de R$ 50.990 e trás: todos os itens da LT (ar-condicionado, ABS, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, airbag duplo, alarme, ajuste do banco do motorista e da coluna de direção) mais rodas de liga leve, som com USB e bluetooh, faróis de neblina, rack de teto, retrovisores elétricos, computador de bordo e sensor de estacionamento. O segundo pacote de opcionais acrescenta câmbio e piloto automático para a LT e único para a LTZ, que sai a R$ 54.690.

[nggallery id=188]

FICHA TÉCNICA:

Carroceria/motorização
– MPV, 5 ou 7 passageiros, 4 portas, motorização e tração dianteiras
Construção:
– Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação:
– São Caetano do Sul (SP), Brasil

MOTOR

Modelo
– N18XFH
Disposição
– Transversal
Número de cilindros
– 4 em linha
Cilindrada
– 1.796 cm³
Diâmetro e Curso (mm)
– 80,5 x 88,2
Válvulas
– SOHC, duas válvulas por cilindro
Taxa de compressão
– 10,5:1
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585)
– Etanol/gasolina: 108/106 cv a 5.400/5.600 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585)
– Etanol/gasolina: 17,1/16,4 mkgf a 3.200 rpm
Combustível recomendado
– Gasolina comum e/ou etanol
Rotação máxima do motor
– 6.300 rpm
Bateria
– 12V, 50 Ah (50 Ah com ar-condicionado)
Alternador
– 80 A (100 A com ar-condicionado)

TRANSMISSÃO
– GF6 – Automática de 6 velocidades

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira
– Independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores telescópicos pressurizados e barra estabilizadora
Traseira
– Semi independente, com eixo torsão, barra estabilizadora no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados
Direção
– Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Direção redução
– 16.0:1
Direção número de voltas (batente a batente)
– 2,87
Diâmetro de giro
– 10,88 metros

FREIOS

Tipo
– Discos ventilados na dianteira; tambor na traseiro
Disco/tambor diâmetro x espessura (mm)
– Dianteiro: 256 x 24; traseiro: 230 x 45

RODAS/PNEUS

Rodas
– 15 x 6J
Pneus
– 195/65 R15

DIMENSÕES

Distância entre eixos
– 2.620 milímetros
Comprimento total
– 4.360 mm
Largura carroceria
– 1.735 mm
Largura total
– 1.953 mm
Altura
– 1.664 mm
Bitola (mm)
– Dianteira: 1.503; traseira: 1.509
Altura mínima do solo
– 136 mm
Peso em ordem de marcha (kg)
– 1.202 (LT); 1.255 (LTZ)

CAPACIDADES

Porta-malas (litros)
– 162 (LTZ, 7 Lugares); 710 (LT, 5 lugares)
Carga útil (kg)
– 510 (LT); 495 (LTZ)
Tanque de combustível
– 53 litros
Óleo do motor (litros)
– 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração
– 5 litros
Sistema de partida a frio
– 0,5 litro

*Dados do fabricante

Texto e imagens: Marcus Lauria – CarpointNews

Compartilhe: