Volkswagen Touareg V8 R-Line

touareg-1

A Volkswagen também tem seu lado luxuoso e requintado entre sua gama de modelos. Prova disto é o carro avaliado por duas semanas pelo site, um Touareg V8 R-Line. O SUV de luxo da marca alemã mostra que a montadora tem cacife para enfrentar a concorrência dos modelos premium do mercado do seu segmento sem dificuldade. Completo e cheio de tecnologia e segurança para todos os ocupantes o Touareg V8 é uma boa opção para quem busca um modelo alternativo.

Por fora, está nítido que trata-se de um modelo da Volkswagen, estão lá as características que são usadas em todos os modelos atuais da marca, a “family face”. O farol e a entrada de ar em formato de U, a grade do radiador superior, com faixas cromadas contínuas são as características mais evidentes. Além de difusor na cor preto fosco, ponteira de escapamento ovais, pedaleira de aço inoxidável, entre outros. Chama a atenção as enormes rodas esportivas de 20 polegadas com pneus 275/45 e os spoliers laterais, dianteiro e traseiro, revelando até uma certa esportividade ao modelo. Para identificar a versão, o logotipo R-Line está aplicado na soleira das portas, bancos e apoios de cabeça.

A versão R-Line é a mais completa e chega recheada de itens de série e alguns opcionais. Entre os itens de série podemos destacar bancos dianteiros esportivos e climatizados com 12 ajustes elétricos e acabamento em couro bicolor, banco traseiro com ajuste longitudinal de 16cm (que aumentam ou diminuem o espaço para passageiros e bagagem) e encosto reclinável.

O conforto a bordo é indiscutível, ainda mais acompanhado da suspensão pneumática que é controlada eletronicamente pelos sensores do carro. São oferecidos vários ajustes automáticos de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores, que o próprio motorista pode escolher. Com a suspensão mais baixa, em modo Sport, o SUV fica mais esportivo, como sugere o nome. Para passar por lugares mais complicados, como terra ou buracos, existe o modo conforto, que deixa a suspensão mais macia. Para ajudar a passar por caminhos mais difíceis, existe o sistema 4Motion de tração permanente nas quatro rodas, ele distribui a força do motor por meio de diferencial autoblocante e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos.

Tecnologia é o que não falta nesse SUV de luxo, para manobrar a tarefa se torna fácil com o auxílio das quatro câmeras externas que dão uma visão de 360° em torno do carro. A câmera traseira ajuda nas manobras de estacionamento e as imagens captadas são exibidas na tela de oito polegadas de LCD do som, que é de alta qualidade, com amplificador de oito canais e potência de 620W.

Em termos de segurança, ele não fica devendo nada, são seis airbags (frontal, lateral dianteiro e de cortina), freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade, entre outros. Fugindo um pouco do tradicional, o modelo oferece ainda o detector de fadiga que alerta o motorista por meio de aviso no painel da necessidade de parar imediatamente e descansar, tudo isso de série.

Como opcional, o Touareg V8 R-Line oferece Front Assist, que é integrado ao ACC e alerta pelo radar frontal, o motorista sobre risco de colisão frontal em velocidades entre 30km/h e 200km/h. Em caso de mergência, o mesmo sistema emite um sinal sonoro e visual, preparando os freios para a frenagem ao aproximar as pinças dos discos. Assistente lateral monitora a aproximação de outros carros em ângulos cegos. O alerta é por meio de LEDs piscantes nos retrovisores externos. E por fim, o controlador automático de velocidade e distância (ACC), que acelera e desacelera o veículo conforme o fluxo de tráfego.

Sob o capô, o “torcudo” e beberrão motor V8 de 4.2 litros e 360 cv a 6.800 rpm e 45,4 kgfm a 3.500 giros, desenvolvido pela Audi. O propulsor é mais que suficiente para empurrar com facilidade as mais de duas toneladas de peso do SUV alemão e com muita diversão, diga-se de passagem. Em conjunto está o mais que perfeito câmbio automático alemão de oito marchas ZF com opção de trocas sequenciais na manopla ou através de borboletas atrás do volante. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis. A sétima e oitava marchas servem para tentar conter a sede por gasolina. Em nossa avaliação, que contou com a utilização em trechos urbanos, o Touareg fez uma média de 4,6 Km/l, segundo a marca, na estrada sua média pula para 9km/l. Sua aceleração de 0 a 100km/h pode ser feita em menos de sete segundos e sua velocidade máxima chega até aos 245 km/h.

O preço que foge um pouco da realidade, mas é até mais em conta que outros modelos concorrentes, por oferecer muito por bem menos. O pacote R-Line para o Touareg começou a ser oferecido no fim do ano passado. Seu preço de “entrada” é de R$ 308.190, podendo chegar a R$ 360 mil com todos os itens opcionais. O Touareg usa a mesma plataforma (PL71) utilizada pelo Porsche Cayenne e pelo Audi Q7, marcas que pertencem ao Grupo Volkswagen.

*FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 4.163m³ de cilindrada, 32 válvulas, gasolina, que gera 360cv de potência máxima a 6.800rpm e torque máximo de 45,4kgfm a 3.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral e câmbio automático de oito marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira e traseira independentes, com braços duplos transversais, molas pneumáticas e barra estabilizadora/ 9 x 20 polegadas (liga leve) / 275/45 R20

DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e traseira, com sistema eletrônico de estabilização incluindo ABS com assistência de freio, ASR, EDS e MSR

CAPACIDADES
Tanque de combustível, 100 litros; de carga (passageiros e bagagem), 775kg

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Freios ABS com BAS/EDS/ASR/ESP, seis airbags, farol de neblina com luz estática para curva, lanterna traseira de neblina, desativação do airbag do passageiro, sistema de alarme ultrassom, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura e longitudinal, sistema de controle da pressão dos pneus, suspensão pneumática, bancos dianteiros com 12 ajustes elétricos e climatizados, entre muitos outros.

OPCIONAIS
Controle automático de distância e velocidade (ACC), assistente de ângulo cego (Side assist) e teto solar elétrico panorâmico.

*Dados do fabricante

Texto e imagens: Marcus Lauria | CarpointNews