Ford Focus ST estreia em Goodwood – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Ford Focus ST estreia em Goodwood

focus_st-1A Ford faz hoje a estreia mundial do novo Focus ST, com aprimoramentos que melhoram o desempenho, a dirigibilidade e a economia de combustível do esportivo. Ele será apresentado no Goodwood Festival of Speed, tradicional evento do Reino Unido voltado a carros de alta performance.

O novo Focus ST, pela primeira vez, oferece uma versão a diesel. O carro traz tecnologias avançadas de controle de chassi, suspensão e direção e um visual mais agressivo que inclui a opção de pneus de 19 polegadas feitos sob medida.

O novo Focus ST com motor diesel 2.0 TDCi de 185 cv acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e tem velocidade máxima de 217 km/h, com um consumo de apenas 22,72 km/l. Na versão EcoBoost 2.0 a gasolina, de 250 cv, faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega a 248 km/h, com consumo de 14,7 km/l – o menor já obtido em um Focus ST a gasolina.

focus_st-2

Os dois modelos vêm com sistema Auto-Start-Stop, que desliga o motor nas paradas e o religa automaticamente para economizar combustível, e transmissão manual de seis velocidades. Suas relações de marcha foram desenvolvidas individualmente para cada motor para uma aceleração rápida nas arrancadas e velocidade de cruzeiro confortável. 

Dinâmica aprimorada

Refinar a experiência de direção foi o objetivo principal no desenvolvimento do novo Focus ST, feito pelo Ford Team RS, braço europeu do grupo global de veículos de desempenho da marca. A suspensão traz novas molas dianteiras e nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros para um comportamento dinâmico ainda mais afiado.

focus_st-3

O controle eletrônico de estabilidade ganhou uma nova função, a “Electronic Transitional Stability”, que monitora a estabilidade do veículo e as ações do motorista e intervém conforme a necessidade para manter o controle em mudanças rápidas de direção em velocidade, como numa mudança de faixa. O controle eletrônico de torque em curvas também foi revisado para otimizar a tração e a agilidade.

“A Ford tem reputação em hatchbacks de desempenho com excelente dinâmica de direção e o novo Focus ST faz jus a esse pedigree”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.

Visual esportivo

O novo Focus ST tem um estilo mais alegre e agressivo que a geração anterior, com capô esculpido, faróis mais finos com lentes escurecidas e carroceria rebaixada. O pacote inclui saias laterais na cor da carroceria, spoiler traseiro redesenhado e escapamento duplo central. As opções de cores são tangerina Scream, branco Frozen, preto Panther e vermelho Race, além das novas cinza Stealth e azul Deep Impact.

focus_st-4

A cabine de estilo “cockpit” ganhou um design mais simples e intuitivo. O painel de instrumentos exibe três novos mostradores, de pressão do turbo, temperatura e pressão de óleo. O volante revestido em couro macio, a alavanca do câmbio em cromo acetinado e os pedais esportivos também são novos, assim como os bancos desenvolvidos pela Ford junto com a Recaro.

Tecnologias avançadas

O Focus ST vem com sistema de conectividade Ford SYNC 2, com controle de voz para áudio, navegação, temperatura e celular. Sua tela de 8 polegadas, sensível ao toque e de alta definição, exibe o logotipo ST ao iniciar.

Os faróis adaptativos com lâmpadas Bi-Xenon HID, que ajustam a intensidade e o ângulo do facho conforme a velocidade do veículo, o ângulo de direção e a distância dos objetos, são outra novidade. O carro traz ainda alerta de tráfego cruzado e uma versão aprimorada do sistema de frenagem ativa na cidade, capaz de evitar colisões em velocidades de até 50 km/h.

Goodwood

O Goodwood Festival of Speed foi o local escolhido para a apresentação do modelo, que chega ao mercado europeu no começo de 2015 nas versões de cinco portas e perua. Desde que o Focus ST foi lançado, em 2002, a Ford já vendeu mais de 140.000 unidades do modelo em 40 países.

Texto e imagens: Imprensa Ford

Compartilhe: