Seu estepe continua no carro? Tem certeza? – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Seu estepe continua no carro? Tem certeza?

estepePerguntar se o estepe continua no carro parece que não faz sentido. Mas o fato é que deixar o carro estacionado em vias públicas ou até mesmo em alguns estacionamentos fechados pode trazer uma dor de cabeça inesperada: o furto do pneu estepe. E foi exatamente esta surpresa que aconteceu com a jornalista Natalie Kuperchmit, que só descobriu o furto no dia seguinte.

“Deixava meu carro estacionado próximo ao antigo trabalho, na região da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulistana. O local parecia seguro, pois havia uma porção de empresas por perto”, conta. Um dia como outro qualquer, Natalie pegou o carro, um HB20, após o término do expediente e fez o trajeto normal. “Meu pai levou o veículo para abastecer no outro dia e resolveu calibrar o pneu estepe, mas percebeu que o miolo da fechadura do porta-malas estava violado”, acrescenta.

Para a surpresa desagradável de ambos, no porta-malas só havia o tapete e o espaço em que o pneu deveria estar. “Lamentamos o ocorrido e o prejuízo, mas não fizemos B.O. (Boletim de Ocorrência), pois dificilmente teríamos o item recuperado”, conformou-se Natalie, uma das muitas vítimas desse tipo de furto.

Dados imprecisose cuidado

Justamente por quase ninguém recorrer às delegacias ou procurar a polícia nesses casos, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) trabalha apenas com suposições sobre a reincidência desse crime. De acordo com a estimativa do órgão, cerca de 500 veículos são furtados ou roubados diariamente na capital. O item principal? O pneu estepe. Natalie confirma o dado: “Não levaram mais nada do veículo. Apenas o pneu”

A própria SSP/SP ensina algumas medidas para evitar ser surpreendido, como por exemplo, conferir ao menos uma vez por semana se está tudo correto com o carro, incluindo o estepe. Além disso, o órgão recomenda que procurem estacionamentos de confiança e que, preferencialmente, você possa levar as chaves de seu veículo.

Outra dica é a instalação de alarmes e travas de segurança e cadeados. Além disso, é fundamental que o pneu reposto seja adquirido em lojas especializadas, ambientes seguros ou mesmo via internet, pois, para a Secretaria, é exatamente o comércio ilegal e paralelo que estimula roubos e furtos.

Compartilhe: