Aprenda a escolher o tipo de pneu ideal para o seu estilo de vida – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Aprenda a escolher o tipo de pneu ideal para o seu estilo de vida

pneusOs motoristas brasileiros estão sujeitos a toda sorte de pistas e suas irregularidades, sejam ao circular pelos centros urbanos, por lugares remotos, ou ainda em estradas de asfalto e terra. São diferentes tipos de pavimentação, de elevações e, além dessas condições “naturais”, sempre existem os problemas de conservação da maioria das vias públicas e rodovias. A situação afeta o carro de uma maneira geral, mas há um item do veículo que sofre danos diretamente por estar em contato direto com as pistas: os pneus.

Nem se fosse possível ter um box para as trocas dos pneus a cada mudança de solo, como é feito nas corridas de automobilismo, seria possível dar conta de tantas variações. Afinal, quem nunca se deparou, até mesmo em um único dia, com asfalto regular, paralelepípedos, estradas de terra, valetas e lombadas ao longo do percurso?

O trabalho duro sobra para os pneus, que aguentam o peso do veículo enquanto fazem o torque das rodas se transformar em movimento, amortecem o carro contra irregularidades do solo e buracos e, enfim, oferecem a aderência e resistência necessária contra o solo para uma frenagem segura. São muitas variáveis para serem controladas e, por isso, é primordial levar em conta as situações mais comuns nos percursos do dia a dia para escolher o melhor composto para o seu carro.

Todas essas funcionalidades designadas aos pneus e os diferentes cenários em que elas acontecem forçaram a indústria a desenvolver compostos adequados a diferentes situações. No entanto, nenhum pneu pode encarar todos os tipos de solo, assim como os veículos não são feitos para suportar todas as modalidades de direção. Por isso, cabe ao motorista entender cada tipo de pista e qual tipo de pneu ideal para rodar em cada uma delas, respeitando ainda a categoria do seu carro.

Os pneus do tipo ST são ideais para estrada de asfalto, sem muitas irregularidades. Indicados para carros de passeio de pequeno e médio porte e para circular em perímetros urbanos, são os modelos mais popularmente utilizados, como o Pirelli P400.

Existem ainda os pneus AT, também conhecidos como pneus mistos, mas isso não quer dizer que o carro pode sair diretamente de um autódromo e rodar um rali. A expectativa é de que esse pneu tenha o mesmo desempenho em asfalto e pisos de terra, desde que as condições não sejam extremas, como, por exemplo, usar o carro na cidade durante a semana e ir ao sítio de estrada de terra batida nos fins de semana com seu veículo cross.

Para quem precisa realmente rodar mais em terrenos acidentados com lama, terra e pedras, os pneus ideais são os pneus SAG (Super All Grip), especialmente desenvolvidos exclusivamente para veículos 4×4 off road.

Qualquer outra tentativa de adaptar um tipo de pneu específico para um tipo de pista que ele não foi desenvolvido para rodar prejudica seu desempenho, resistência, amortecimento e aderência. Esse tipo de substituição muitas vezes é feita por apelo estético ou pela promessa de economia obtida pela maior durabilidade de um determinado modelo de pneu. Mas essa prática colocar a segurança de rodagem em risco, além de comprometer a estrutura do veículo, prejudicando o desempenho das rodas, freios e suspensão.

Compartilhe: