Dirigindo na chuva: cuidados que fazem toda a diferença – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Dirigindo na chuva: cuidados que fazem toda a diferença

chuvaA vulnerabilidade ao dirigir na chuva é grande: a visibilidade e a aderência dos pneus diminuem enquanto o espaço percorrido na frenagem aumenta, além da pista escorregadia e com risco de aquaplagem, entre outros riscos. Por isso, até mesmo o motorista mais experiente precisa redobrar a atenção quando dirige em situações como essa.

Para muitos especialistas, dirigir em uma forte chuva não é recomendável, mas quando for inevitável, alguns cuidados podem tornar a atividade mais segura para você e outros motoristas. Confira as dicas do Ituran:

• Vá sem pressa: nos dias de chuva a velocidade deve ser reduzida, principalmente se o seu carro não for novo. 80 quilômetros é a velocidade máxima recomendada, exceto nos casos em que a própria pista possui um limite máximo, por isso, fique atento à sinalização.

• Mantenha a distância: manter uma distância de quatro metros do automóvel na sua frente é uma regra que vale tanto para os dias de chuva quanto para os de sol. Nunca se sabe quando o motorista da frente dará uma parada brusca, e tal distância pode evitar que você se envolva em um acidente.

• Visibilidade: a chuva dificulta e muito a visibilidade, é essencial, portanto, ter o limpador de pára-brisas funcionando bem. A limpeza periódica das palhetas e o uso de um aditivo de limpeza ao reservatório de água darão conta dessa manutenção.

Para desembaçar os vidros utilize o ar-condicionado no frio, abra um pouco as janelas ou utilize produtos próprios para limpar vidros de veículos.

• Faróis: ligar os faróis melhora a visibilidade do carro na pista. Dessa forma, ligue-os mesmo que não haja neblina, em luz baixa para iluminar na medida certa.

chuva-2

O mais importante, no entanto, é prestar atenção na estrada e caso a chuva piore, pare em um lugar fechado e espere a tempestade passar, principalmente se sua cidade tiver problemas com alagamentos e buracos.

Segurança sempre em primeiro lugar!

Este artigo foi produzido pela equipe Ituran Rastreadores, especialmente para o Carro Hoje.

Imagens: Paolo Rally e Oliver Müller.

Compartilhe: