Kia Sorento 2015 – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Kia Sorento 2015

sorento-1

A Kia Motors mais uma vez faz jus ao slogan “O poder de surpreender” e apresenta ao mercado brasileiro, durante o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a 3ª geração do Sorento, modelo recém-lançado mundialmente – foi apresentado pela primeira vez na Coreia em setembro e fez a sua estreia europeia no início do mês em Paris.

Quem passar pelo estande da marca poderá conferir o Sorento, completamente novo e redesenhado, seguindo as tendências de modernização que vêm ocorrendo com a marca, sob a liderança do atual presidente e chefe de Design Peter Schreyer.

Ao elevar o nível de sofisticação do modelo, a marca transformou seu Sport Utility Vehicle (SUV), de cinco e de sete lugares, em um modelo mais espaçoso, seguro, com inúmeros recursos inovadores, além de uma aparência perfeita, com traços esculpidos, sem perder as características que fizeram do seu antecessor um verdadeiro sucesso mundial.

O modelo está previsto para desembarcar no Brasil em março de 2015 e traz transmissão automática de seis velocidades e sequencial, tração 4×2 e 4×4 e duas motorizações: de 2.4 litros, 16V, de 4 cilindros, com injeção eletrônica multi-sequencial, capaz de desenvolver 171 cavalos de potência a 6.000 rpm e de 3.3 litros, 24V, 6 cilindros em V, capaz de desenvolver 270 cavalos de potência a 6.000 rpm.

Desenho – Baseado nas inspirações dos designers da 3ª geração do Kia Sorento, o modelo foi batizado pelo projetistas como “streetwolf”, ou seja, o lobo das ruas. Com evolutivas mudanças de estilo, o novo Sorento traz aparência sofisticada e garante presença mais ousada e atual.

A frente do modelo incorpora novos faróis, bem como uma grade maior “face de tigre”, com um padrão tridimensional diferenciado, caracterizado primeiramente em 2013 no conceito da marca GT Cross.

De perfil, o novo modelo mantém o capô longo, teto baixo, linha de cintura mais elevada, ou seja, formas que deram ao Sorento uma postura robusta e impactante. Na parte traseira, mudanças significativas graças à introdução de novas técnicas de fabricação de solda a laser, inseridas pela primeira vez em um modelo Kia, tornando as linhas de solda invisíveis.

A elegante aparência é reforçada com suas novas dimensões: o modelo cresceu 95 mm passando para 4.780 mm de comprimento; ganhou mais 5 mm na largura, com 1.890 mm e na altura ficou 15 mm mais baixo, 1.685 mm. Na distância entre-eixos ganhou 80 mm, passando para 2.780 mm.

O estilo externo do novo Sorento foi conduzido pelo estúdio de design da Kia em Namyang, Coreia do Sul. Contou, também, com a contribuição significativa dos estúdios da marca de Irvine, Califórnia, e de Frankfurt, Alemanha.

Moderno e amplo – É no interior do novo Sorento onde são encontrados algumas das melhorias mais significativas. As mudanças foram lideradas pela equipe de design europeia da marca, com sede em Frankfurt, e dos projetistas da Kia, que criaram uma sofisticada e luxuosa cabine, luxuosa, com materiais de qualidade significativamente superiores.

O painel de instrumentos está maior e o uso de materiais de toque suave juntamente com o couro criaram um ambiente moderno e luxuoso, proporcionando um verdadeiro requinte e expressão de veículo Premium.

Conforto, comodidade e novas tecnologias – Quando comparado ao modelo da geração anterior, o novo Sorento cresceu 80 mm na distância entre-eixos, liberando ainda mais espaço para os ocupantes da cabine.

Embora o teto esteja 15 mm mais baixo, os encostos de cabeças foram reposicionados para garantir maior espaço aos ocupantes. Disponível nas versões de cinco e sete lugares, o novo Sorento traz a segunda fileira rebatível para maior versatilidade, com o console central dobrável.

sorento-2

Ao desenvolver o novo Sorento, um foco importante para a equipe de engenharia da Kia foi a obtenção de melhorias no chassi para o aumento do conforto de condução, estabilidade de alta velocidade e NVH.

O novo Sorento estreia uma série de avançadas tecnologias de bordo, para melhorar o conforto e a experiência de condução. Novos recursos, como detecção de ponto cego e um sistema de abertura do porta-malas automático quando a chave é aproximada, foram acrescentados ao modelo para facilitar o dia a dia do motorista.

Durante o desenvolvimento do novo Sorento, os engenheiros da Kia, focados em reforçar a estrutura de carroceria, melhoraram as características de NVH (ruído, vibração e aspereza) e elevaram o refinamento, criando um ambiente homogêneo e tão sofisticado quanto o estilo do novo modelo.

As medidas adotadas para a redução do NVH do Sorento incluem novos materiais para o isolamento acústico (29% mais grosso no painel de instrumentos), melhor acústica para o motor e transmissão. O ruído da cabine foi reduzido entre 3% e 6%, dependendo das condições de condução.

Para corresponder às expectativas crescentes dos consumidores, os engenheiros da Kia trabalharam para melhorar em todos os aspectos a experiência de condução do Sorento, criando upgrades para o motor, direção e suspensão.

A suspensão totalmente independente mantém a mesma estrutura do anterior (tipo McPherson na dianteira e sistema multi-link na traseira), apresenta uma série de modificações. Na traseira, o subframe (apoio a suspensão) tem buchas maiores para melhor isolá-los a partir da cabine e os amortecedores maiores agora são montados verticalmente atrás da linha de eixo, melhorando o controle de movimento da carroçaria.

Essas mudanças, incluindo a maior distância entre-eixos, entregam aos ocupantes do carro um passeio mais confortável, com uma resposta mais suave de solavancos na estrada, fazendo do novo Sorento um lugar muito confortável para passar o tempo em viagens mais longas.

Segurança – O aumento da rigidez torcional da nova carroçaria em 14% comparado com seu antecessor fornece uma excelente base que reforça o requinte e a segurança.

A estrutura do novo Sorento é significativamente mais forte, graças a maior utilização de aço de alta resistência. O modelo da geração anterior trazia 24,4% de aço de alta resistência (UHTS), enquanto a carroceria do novo modelo é composta por 52,7% de UHTS, auxiliando a integridade da estrutura do carro em caso de um impacto e também colabora com a rigidez torcional.

Para ampliar a segurança, o Sorento conta com a tecnologia de detecção de ponto cego, que avisa o condutor que existem veículos se movendo próximo ao carro e podem não estar visíveis nos retrovisores.

Divulgação Kia

Compartilhe: