Comprar um carro novo ou usado? – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Comprar um carro novo ou usado?

alta_roda

Pensando em trocar de carro ou até mesmo ter seu primeiro veículo e sem saber se opta por comprar um carro novo ou usado? Saiba tomar a melhor decisão!

Um dos maiores erros na hora de comprar um carro é ter pressa em tomar a melhor decisão. Isso vale tanto para quem já tem experiência com automóveis como para quem não entende nada do assunto.

É comum você pedir ajuda aos amigos, mas cada um tem sua opinião e você pode acabar ficando ainda mais confuso, então o melhor é considerar as duas alternativas vendo seus prós e contras.

Quando é melhor comprar um carro novo

A garantia que você tem ao comprar um carro novo, com certeza, é maior, visto que sabe que ele está saindo da fábrica e ainda conta com a garantia da empresa. Porém, você deve avaliar se isso compensa porque pode achar modelos usados que estejam bem conservados e com um valor mais atrativo.

Veja situações em que pode ser vantajoso comprar um carro zero:

  • Quando você quer um modelo e cor específicos e não consegue achar um carro usado com as mesmas características;
  • Quando você quer pagar menos juros e pode desembolsar um valor maior para comprar o veículo;
  • Quando a diferença de um valor de carro usado e novo do mesmo modelo não é tão grande (talvez por uma promoção da concessionária);
  • Quando há promoções em que ganha itens de série e documentação e não tem dinheiro extra para arcar com isso no momento.

Se não estiver diante destas situações, não significa que não deve comprá-lo, mas apenas que deve avaliar melhor a situação.

Quando é melhor comprar um carro novo

Nem sempre você tem dinheiro para um carro novo ou também não faz questão de nenhum carro em especial, precisando apenas de algo que possa ajudar no transporte diário. Nestes casos, você deve ver situações em que vale a pena comprar um carro usado:

  • Quando não tem dinheiro para comprar um veículo muito caro;
  • Quando não tem um modelo e cor específicos e pense apenas em comprar algo para facilitar seu dia a dia;
  • Quando conseguiu achar um carro usado em bom estado, levou ao mecânico e teve a aprovação do profissional;
  • Quando quer gastar menos com o seguro do carro (visto que com um carro de menor valor, o seguro é mais barato);
  • Quando quer um carro completo, visto que um carro completo que sai da concessionária já está 15% desvalorizado, da mesma forma que acontece com qualquer modelo;
  • Quando quer um modelo de carro mais luxuoso, mas não pode arcar com um novo. Neste caso, se fosse comprar um zero teria que optar por um modelo popular, mas comprando usado pode ter seu carro de maior porte.

Se a situação for diferente, melhor analisar com mais calma e avaliar os prós e contras de comprar um carro novo ou usado. Na verdade, não existe uma resposta mágica e cada caso é diferente, então analise as situações em que deve optar pelo novo e pelo semi-novo sem pressa que assim não toma a decisão errada.

E você, optou por comprar um carro novo ou usado? Por quê?

Compartilhe: