Renault Megane 2016

megane-6

O Novo Mégane apresenta um design dinâmico, com proporções equilibradas. O veículo é mais longo (4.359 mm, +64 mm), mais baixo (1.447 mm, -25 mm) e tem bitolas mais largas (1.591 mm, +47 mm na frente; 1.586 mm, +39 mm na traseira) que o Mégane 3. A distância entre eixos (2.669 mm, +28 mm) é maior que a da concorrência, e o balanço traseiro é mais curto que o de seu predecessor. As opções de rodas vão até 18 polegadas.

O Novo Mégane exibe uma frente característica, com um grande logo vertical, grade ampla e detalhes cromados, ressaltando a qualidade na frente e nas laterais (guarnições dos vidros, emblemas laterais, maçanetas).

A aerodinâmica foi particularmente trabalhada com os flaps laterais na frente, os defletores na traseira e as abas móveis que se fecham para melhorar a penetração no ar.

O Novo Mégane exibe ombros generosos e esculpidos, que expressam a sensualidade característica do DNA do design da marca Renault. Na parte de baixo do carro e no capô, a carroceria apresenta linhas fortes, definidas, voltadas para frente e que contribuem para o dinamismo do veículo.

Assinatura luminosa em destaque

Seguindo a linhagem do Talisman, revelado em julho, com o Novo Mégane a Renault fortalece sua identidade de estilo graças a uma assinatura luminosa em destaque na frente e na traseira, que funciona tanto de dia como à noite.

Na frente, os faróis de rodagem diurna são dotados da tecnologia LED (Light Emitting Diode) com guia de luz. Esta assinatura luminosa em formato de “C” se prolonga no para-choque e acentua a personalidade da frente. Nas versões superiores, o Novo Mégane conta com módulos full LED para as funções principais de farol baixo e alto. A tecnologia LED Pure Vision melhora significativamente a visão à noite, em comparação com a tecnologia halógena.

Na traseira, os faróis all-LED para a função lanterna ficam acesos de forma permanente. Esta nova assinatura horizontal aumenta a largura percebida do veículo. Ela oferece o efeito 3D – proporcionado pela tecnologia Edge Light – com um fino feixe luminoso que desenha uma luz profunda na cor púrpura.

Ambiente de cockpit e interior esmerado

Ambiente de cockpit, que valoriza o condutor.

A atenção especial dedicada aos acabamentos e à qualidade dos materiais contribuem para o prazer e o conforto no Novo Mégane.

Um conjunto de atributos high-tech posicionados em torno do condutor revisita o conceito de cockpit, com uma configuração em formato de “L”. Normalmente reservado ao segmento superior, o Novo Mégane é equipado com o head-up display colorido. Além disso, o cockpit acomoda o mostrador com uma tela TFT (Thin Film Transistor) colorida de 7’’, o console central e a tela vertical do tablettouchscreen do R-Link 2 de 8,7’’, sempre ao alcance das mãos.

Uma atenção particular foi dada à qualidade e à harmonia da cabine. Há uma continuidade de materiais suaves ao toque entre o painel de bordo e a parte superior dos painéis das portas, assim como entre a parte inferior do painel de bordo e o console. Nas versões superiores, o volante é de couro napa flor integral. O refinamento dos detalhes cromados em torno dos diferentes elementos do posto de condução (mostradores, volante, saídas de ar, console, botões…) contribui para um acabamento esmerado.

O console central é amplo e alto, com um apoio para os braços regulável no sentido do comprimento. Nas versões superiores, ele é destacado por dois finos traços luminosos, personalizáveis graças à tecnologia Multi-Sense.

O Novo Mégane oferece um ambiente sonoro de qualidade graças ao sistema de Áudio Bose®. Os engenheiros da Bose se associaram às equipes da engenharia da Renault para uma instalação otimizada dos nove alto-falantes, um subwoofer e um amplificador digital. Este conjunto oferece um som sob medida claro, equilibrado e definido.

Bancos esculpidos e envolventes

Os bancos esculpidos e envolventes oferecem bons atributos de conforto e sustentação, graças principalmente a uma espuma com dupla densidade. A estrutura dos bancos é comum ao novo Espace e ao Talisman.

Os materiais utilizados nos bancos, inspirados no universo do mobiliário e dos artigos de couro, são aconchegantes e modernos. As costuras foram trabalhadas de forma elegante. O tamanho dos pespontos nos bancos e painéis das portas é ainda mais sutil comparado ao Mégane 3.

O Novo Mégane oferece cinco opções de revestimentos, todos em nuances de preto. Por exemplo, nas versões superiores, o Novo Mégane oferece um veludo espesso, trabalhado em parceria com a Alcantara®, que oferece alto brilho, além de um preto profundo com efeito 3D.

Nas versões superiores, os bancos são aquecidos e, para o banco do condutor, ele também é massageador, contando ainda com regulagem lombar elétrica.

O volume do porta-malas de 384 dm3 VDA (ou 434 l), que o coloca em segunda posição no segmento dos hatches compactos, é complementado por um volume de porta-objetos internos de 25 litros. O espaço para os joelhos na traseira (175 mm) é 20 mm maior em comparação com o Mégane 3. O espaço para os ombros (1.441 mm na frente, 1.390 mm na traseira) está entre os melhores do segmento. O Novo Mégane otimiza assim o conforto traseiro e o volume do porta-malas.

Novo Mégane GT: design que remete ao DNA da Renault Sport

O Novo Mégane GT exibe uma cor característica inédita: o Azul Iron.

Do lado de fora, o para-choque dianteiro foi desenhado para expressar muito mais esportividade, remetendo ao DNA da Renault Sport. As grades frontais (superior e inferior) são exclusivas. A entrada de ar mais baixa e alargada é emoldurada por dois flaps. Encontrada principalmente nas capas dos retrovisores, a cor Dark Metal reforça o visual associado ao universo do Gran Turismo. Exibindo a inscrição GT, as rodas de 18’’ são diamantadas, e foram desenvolvidas especialmente pela Renault Sport (opcionais). Na traseira, o Novo Mégane GT é equipado com dois tubos de escapamento cromados, que se harmonizam aos dois flaps dianteiros, promovendo maior homogeneidade. Estes dois tubos de escapamento emolduram um difusor diretamente oriundo da Fórmula 1. O Novo Mégane GT tem a assinatura “Renault Sport” do lado traseiro esquerdo e na lateral do para-lama dianteiro.

Do lado de dentro, encontramos todo o universo da Renault Sport. Os bancos envolventes, com apoios de cabeça integrados, pespontos azuis e logo esportivo quadriculado, contribuem para o conforto e reforçam a sustentação lateral. Três revestimentos estão disponíveis: tecido, couro Alcantara® com faixas azuis, e couro Alcantara® com faixas pretas. O volante inédito com ergonomia otimizada, a pedaleira esportiva de alumínio e a alavanca de marchas exclusiva, associada às palhetas localizadas sob o volante, foram concebidos para uma condução esportiva. As imagens gráficas do mostrador e da tela foram revisitadas e agora contam com o modo “Race”, especialmente voltado às competições. Os toques de azul na cabine, nas superfícies posteriores e nos pespontos se harmonizam com a cor externa Azul Iron, reforçando a identidade do Novo Mégane GT.

Cockpit high-tech: o melhor do segmento.

Tecnologias do segmento superior; gama completa de motorizações.

O Novo Mégane se beneficia da arquitetura modular CMF C/D (Common Module Family) e conta com inúmeros atributos do segmento superior, herdados do Novo Espace e do Talisman: head-up displaycolorido, mostrador com tela TFT – Thin Film Transistor – colorido de 7’’, dois formatos de tablet multimídia R-Link 2 – 7’’ na horizontal e 8,7’’ na vertical, Multi-Sense, 4Control. Este pacote completo de itens tecnológicos é único no segmento.

Head-up display colorido, oriundo do segmento superior.

O head-up display colorido e retrátil melhora a segurança e o conforto do condutor, proporcionando maior legibilidade e facilidade de utilização dos sistemas de assistência à condução. Enquanto permite manter a atenção no caminho à frente, a tela apresenta informações úteis, para uma condução mais tranquila: velocidade instantânea, orientação da navegação, e sistemas de assistência à condução (ADAS).

O Novo Mégane se beneficia das últimas tecnologias de assistência à condução, também presentes no Novo Espace e Talisman. Accessíveis e ativados a partir do tablet R-Link 2, os sistemas ADAS permitem:

  • Aumentar a segurança: regulador de velocidade adaptativo (ACC), frenagem ativa de emergência (AEBS),
  • Alertar: alerta de saída de faixa (LDW), alerta de distância de segurança (SDW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de placas de trânsito (TSR), alerta de pontos cegos (BSW),
  • Facilitar: câmera de ré, acionamento automático dos faróis altos / baixos (AHLB), sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, além do Easy Park Assist (sistema de estacionamento semiautomático).

Primeiro tablet vertical de 8,7 polegadas no segmento

As versões superiores do Novo Mégane oferecem o R-Link 2 com tela vertical de 8,7’’ (22 cm), idêntico ao do Novo Espace e do Talisman. Único no segmento, o sistema é equipado com uma tela capacitiva, que oferece um toque extremamente agradável, semelhante ao de um smartphone ou tablet.

O R-Link 2 é equipado com sistema de reconhecimento de voz para navegação, telefone, aplicativos e rádio, com acesso simplificado e seguro às diferentes funções. Três homepages personalizáveis permitem localizar facilmente as funções mais utilizadas. O sistema oferece ainda mais conectividade, incluindo doze meses grátis do serviço TomTom Traffic (conforme o país) e acesso ao R-Link Store, o que valoriza ainda mais a utilização do tablet multimídia.

Painel com tela TFT colorida de 7’’

A área de trabalho da tela TFT (Thin Film Transistor) colorida de 7’’ é personalizável em função do modo de dirigir escolhido, fornecendo informações clássicas, como velocidade, mas também inúmeros dados sobre a navegação ou assistência à condução.

Tecnologia Multi-Sense inovadora

Disponível no Novo Espace e Talisman, a tecnologia Multi-Sense permite personalizar a experiência de dirigir agindo nas respostas do pedal do acelerador e do motor, no intervalo de troca das marchas com o câmbio automático EDC, na função de massagem dos bancos e na ambientação luminosa da cabine.

Posicionado no console, o botão Multi-Sense permite acessar diretamente esta função.

Cinco modos de dirigir estão disponíveis: Esportivo, Normal, Conforto, Personalizado, Eco. Na versão GT, o botão R.S. Drive substitui o modo Eco.

Cinco ambientações luminosas disponíveis: vermelho, verde, azul, violeta e marrom. A ambientação luminosa é ativada no console central, bem como nos painéis das portas dianteiras e traseiras, nas versões superiores. Ela é associada à cor de exibição da tela TFT e da tela vertical.

megane-2 megane-3 megane-4 megane-1 megane-5

%d blogueiros gostam disto: