Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

O Stelvio Quadrifoglio possui a melhor relação peso / potência em sua categoria (3.6 kg / HP) e a melhor potência específica (176 HP / l). Estes incríveis resultados, são sinônimos de grande prazer ao volante e foram alcançados através da distribuição perfeita de peso entre os dois eixos e o uso de materiais ultra-leves, como fibra de carbono para o eixo de transmissão e alumínio para o motor, suspensões, freios, portas, roda, capô e porta traseira.

Outra característica especial do Stelvio Quadrifoglio é o inovador sistema de freio eletromecânico integrado (IBS) – uma marca exclusiva da Alfa Romeo, que apareceu pela primeira vez no Giulia – que se tornou o novo ponto de referência em termos de resposta rápida e distância de parada, em qualquer superfície da estrada e redução de peso em comparação com um sistema de frenagem convencional. Os discos de carbono e cerâmica de alto desempenho também estarão disponíveis opcionalmente após o lançamento.

O desempenho extremo e a tecnologia de ponta são transmitidos pelo estilo único da Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, a melhor expressão do design italiano, interpretado com o toque único de Alfa Romeo e a perfeita sinergia de forma e função, em um corpo de carro sensual e musculoso. As características mais distintivas do novo modelo incluem o capô com aberturas estruturais para escapar do compartimento, a saia lateral esportiva e os arcos das rodas maciças.

A mesma impressão esportiva, com um toque de elegância tipicamente italiana, é encontrada no interior, que foi “adaptada” como um terno requintado, com artesanato cuidadoso e materiais premium: fibra de carbono, couro e Alcântara. E o centro do painel é dominado pelo novo sistema de multimídia de AlfaTM Connect 3D NAV 8.8. O sistema oferece o Apple CarPlay, a maneira mais inteligente e segura de usar seu iPhone no carro. O Android AutoTM também é compatível com a nova multimídia, sistema que traz o melhor do Google no carro.

Pela primeira vez, o motor a gasolina 510 HP 2.9 V6 Bi-Turbo é combinado com o inovador sistema de tração integral Q4, com suas garantias de desempenho imbatível, tração, prazer de condução e segurança em todas as situações. Em condições normais, o sistema Q4 transfere 100% do torque para o eixo traseiro. À medida que as rodas se aproximam do seu limite de aderência, o sistema transmite até 50% do torque ao eixo dianteiro em tempo real, por meio de uma caixa de transferência ativa.

Em particular, a arquitetura do sistema Q4 inclui uma caixa de transferência ativa e um diferencial frontal projetado para atender aos requisitos técnicos específicos da Alfa Romeo, envolvendo o gerenciamento de resposta rápida de altos níveis de torque, com uma configuração compacta e leve. A caixa de transferência ativa faz uso da tecnologia de embreagem ativa avançada para oferecer um passeio excepcionalmente dinâmico combinado com boa economia de combustível. O função integrada Next-Gen oferece alta velocidade de resposta e distribuição de torque precisa, de acordo com a configuração do modo de unidade Alfa DNA Pro selecionada.

O sistema Q4 monitora continuamente numerosos parâmetros para otimizar a distribuição de torque entre os dois eixos de acordo com o que o carro está fazendo e a quantidade de aderência lá embaixo das rodas. Esta tecnologia pode prever perda iminente de aderência ao processar os dados que recebe da aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante e sensores de guinada. Em condições normais, o sistema Stelvio Quadrifoglio com Q4 atua como um veículo traseiro, com 100% do torque enviado ao eixo traseiro. À medida que as rodas se aproximam do seu limite de aderência, o sistema transfere até 50% do torque para o eixo dianteiro através de uma caixa de transferência dedicada. Para modular a distribuição de torque com a máxima velocidade, o sistema usa um elevado nível de sobreposição mecânica entre os dois eixos, o que se traduz em controle de liderança de classe em termos de tração e estabilidade direcional ao encurralar.