Porsche 718 Cayman GTS

O Porsche 718 Cayman é um dos projetos mais esportivos e emocionais da linha 718. Destinam-se particularmente a motoristas que gostam de projetar e apreciam um veículo que é ideal para o uso diário, mas não quer sacrificar esportividade. Além de uma série de características orientadas para o desempenho, os modelos GTS possuem um alto nível de compensação, mesmo no pacote básico.

O 904 Carrera GTS trouxe pela primeira vez a tecnologia de automobilismo para as ruas como um carro esportivo aprovado pela estrada em 1963. Os 924 GTS e 928 GTS seguidos refinaram esse princípio ao longo dos anos 1980 e 1990. Em 2010, o GTS celebrou o seu renascimento na forma do 911 Carrera GTS (Tipo 997), seguido em 2014 pela Porsche Boxster GTS e Cayman GTS.

O coração vencedor de cada carro esporte Porsche sempre foi o motor plano. O motor central 718 GTS é alimentado por um motor turbo flat de 2,5 litros e quatro cilindros com 269 kW (365 cv). O torque máximo de 430 Nm em conjunto com PDK é alcançado entre 1.900 e 5.000 rpm. Como resultado, a potência está disponível muito mais cedo do que no anterior com um motor plano de seis cilindros.

Em combinação com a transmissão manual de seis velocidades, um torque máximo de 420 Nm está disponível entre 1.900 e 5.500 rpm. Com estas melhorias, o motor turbo oferece potência de 11 kW (15 cv) mais do que os modelos 718 S e até mais de 26 kW (35 hp) do que o antecessor GTS com motor com aspiração natural.

O aumento de desempenho é possível graças a um canal de admissão redesenhado com maior volume, bem como um turboalimentador otimizado com geometria de turbina variável (VTG) e pressão de aumento aumentada. Em vez de uma pressão máxima de aumento de 1,1 bar, como visto no 718 S, o turboalimentador único otimizado com VTG e um compressor maior empurra o ar para as câmaras de combustão com uma pressão de até 1,3 bar. Isto significa que o patamar de alto torque começa mesmo a uma velocidade baixa do motor de 1.900 rpm e permanece no valor máximo até 5.000 ou 5.500 rpm.

Isso resulta em características de torque melhoradas e aceleração mais rápida. As duas variantes de 718 GTS com o pacote Sport Chrono padrão e o sprint opcional Porsche Doppelkupplung (PDK) de zero a 100 km/h 0,1 segundos mais rápido do que os modelos 718 S atuais, atingindo 100 km / h em apenas 4,1 segundos. Em combinação com a transmissão manual de seis velocidades, atingiram 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A velocidade máxima dos dois modelos GTS é de 290 km /h.

No entanto, os modelos GTS não são apenas rápidos nas curvas. Como carros esportivos de motor central, eles combinam impressionantes qualidades de aceleração e sprint com excelente dinâmica lateral. O 718 GTS completou as 73 curvas e 20,83 quilômetros do Nürburgring Nordschleife em apenas 7:40 minutos em pneus padrão. Em comparação com os seus predecessores, isso o torna 16 segundos mais rápido do que o Boxster GTS, 13 segundos mais rápido do que o Cayman GTS e dois segundos mais rápido do que o atual 718 Cayman S (7:42 minutos).

 

O sistema de escape esportivo padrão com tubos de escape esportivos pretos posicionados centralmente empresta ao motor plano um som sonoro inimitável. A interação especialmente alinhada do controle do motor e do flap de escape e a função de aceleração intermediária automática dão aos modelos GTS seu som emocional e desportivo distintivo, o que acentua ainda mais o personagem do carro esportivo.

Como padrão, os modelos GTS possuem uma transmissão manual de seis velocidades para transmissão de energia para o eixo traseiro; alternativamente, o Porsche Doppelkupplung (PDK) está disponível como uma opção. O PDK combina a alta eficiência mecânica de uma transmissão manual com a conveniência de deslocamento e condução de uma transmissão automática. As mudanças rápidas de marcha com tração ininterrupta, combinadas com um ligeiro aprimoramento de torque nos programas Sport, resultam em melhores valores de aceleração e permitem tempos de volta ainda mais rápidos. A estratégia ideal de disseminação e deslocamento da PDK também oferece maior eficiência.