Renault Megane RS (2018)

Revelado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017, o novo Renault Megane RS foi ansiosamente aguardado por entusiastas. Com o objetivo de se tornar – como seus predecessores – uma referência no mercado, esta terceira geração do Megane RS conta com o DNA e paixão da Renault Sport.

O novo Renault Megane RS não faz nenhuma tentativa de esconder seu pedigree de automobilismo, oferecendo excelente prazer de condução na estrada e na pista. Ele conta com um chassi que combina eficiência, agilidade, estabilidade e conforto, equipado com o sistema de direção de quatro rodas 4CONTROL e quatro amortecedores hidráulicos de choque;

O motor turbo de 1.8 litros de nova geração oferece 280cv, graças ao trabalho de desenvolvimento realizado conjuntamente por engenheiros da Renault Sport Cars e Renault Sport Racing. Os clientes podem escolher uma das quatro versões, adaptadas a todos os usos, com dois tipos de transmissão disponíveis (caixa de câmbio manual ou EDC) e dois tipos de chassi (Sport ou Cup).

Outra novidade incorporada pelos engenheiros é sistema de chassi com tecnologia 4CONTROL: fornecido de forma padrão no chassi Sport e Cup, este sistema de direção de quatro rodas é o primeiro do mundo no segmento de carros esportivos compactos.

Nas velocidades mais baixas, as rodas traseiras virem na direção oposta às rodas dianteiras, até um ângulo máximo de 2.7 graus. Em altas velocidades, as rodas dianteira e traseira giram na mesma direção, limitadas a um ângulo de um grau para as rodas traseiras.

O ponto de acionamento é definido a 60 km/h. Já aos 100 km/h aciona-se o modo Race. Como este modo se destina a ser usado ao dirigir em pistas, as velocidades de curva mais altas encontradas explicam esta configuração específica. O sistema 4CONTROL ajuda o motorista a posicionar o carro na linha direita através das curvas, permitindo que eles voltem ao acelerador o mais rápido possível.

Incluído desde a primeira geração do Megane RS que apareceu em 2004, a suspensão dianteira do eixo de direção independente resume a experiência da Renault Sport em sistemas de chassi e suspensão. O eixo dianteiro do novo Renault Megane RS foi totalmente redesenhado para adaptar a geometria de deslocamento negativo à largura das rodas de 19 polegadas e aumentar a rigidez.

O novo Renault Megane RS está disponível com dois chassis: Sport e Cup. Esta opção, que permite aos clientes escolher entre dois tipos de manuseio, destaca-se graças às configurações de suspensões específicas (molas, amortecedores, paradas e rigidez da barra anti-rolagem).

O novo Renault Megane RS vem com uma nova versão do motor turbo de injeção direta de 1,8 litros, derivado de sinergias na Aliança Renault-Nissan. Esta versão desenvolve uma potência de 280 cv (205 kW) a 6.000 rpm e um pico de torque de 390Nm disponível entre 2.400 e 4.800 rpm. Um fator chave no prazer de condução e conforto, o carro possui uma das melhores classificações de torque na categoria.

Uma caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC opcional de seis velocidades também está disponível agora. A fim de proporcionar total confiabilidade, esta caixa de velocidades – que já está em uso em vários modelos na gama Renault – foi reforçada para suportar o torque e as rotações de motores de automóveis esportivos.