O que levar em consideração ao comprar um carro seminovo

Ter um carro é essencial, disso ninguém duvida. Porém, quando a dificuldade para comprar um carro zero quilômetro parece ser grande, os carros seminovos demonstram ser alternativas viáveis.

Ao visitar uma revendedora ou um portal de carros, é possível se deparar com veículos dos mais variados modelos e com preços bem acessíveis. Mas ainda assim é importante estar atento para várias questões importantes.

Os carros seminovos contam com uma série de benefícios. Um deles é a garantia de fábrica, que hoje em dia está cada vez mais estendida pelos fabricantes.

Outro benefício, por exemplo, é a necessidade apenas de realizar manutenções de prevenção, pois as peças ainda não sofreram um desgaste excessivo.

Além disso, um automóvel seminovo apresenta um preço mais acessível, não pesando tanto no orçamento de muitas famílias.

A diferença entre carro usado e seminovo

Quando o assunto são carros usados à venda, é normal fazermos a distinção entre eles utilizando termos como novo, seminovo e usado. Porém nem todo mundo sabe definir com exatidão qual é a diferença entre cada um.

Sendo assim, para ser considerado um carro seminovo, o veículo deve atender pelo menos três características básicas. São elas:

  • Apresentar no máximo três anos de uso
  • Demonstrar baixa quilometragem
  • Contar até então com apenas um proprietário

 

Além disso, existem outros fatores que podem ser determinantes para um carro ser considerado seminovo. A lataria devidamente bem conservada, por exemplo, é um deles.

O bom funcionamento e também a conservação de peças internas importantes, tais como o motor, chassis, e outros acessórios são igualmente importantes para fazer o automóvel configurar como um seminovo. 

Dicas para não errar na compra do seu seminovo

Um carro é muito importante hoje em dia para as variadas situações. Ter um carro facilita muitos aspectos da vida cotidiana, tais como ir para o trabalho, levar os filhos para a escola, entre outras tarefas do dia a dia.

Ter um automóvel é relevante até mesmo para a questão do lazer.

Por isso, muitas vezes a aquisição de um veículo não é apenas uma questão de status social, mas também de necessidade.

Quando procurar um carro seminovo é essencial levar em consideração vários quesitos importantes. Dessa maneira você terá a oportunidade de optar pelo veículo certo, sem cair em enganos.

A escolha por um seminovo que mais tarde passe a apresentar problemas gera uma série de prejuízos e incômodos. Para evitar futuras dores de cabeça, siga então essas dicas:

Saiba qual é o carro mais adequado para você 

A sua família é composta por várias pessoas? O carro vai transportar muita gente? Você costuma efetuar muitas viagens ou é um veículo para o dia a dia na cidade? Essas são algumas questões essenciais para orientar a sua escolha.

Carros para grandes famílias exigem espaço e conforto, por exemplo. Já carros para longas viagens devem estar com os itens de segurança devidamente impecáveis. Por isso, é essencial saber, antes de escolher, o que você precisa.

Dando aquele passeio básico 

A realização do famoso test drive é uma etapa fundamental para escolher de maneira correta o seu seminovo.

Na hora de dirigir o veículo é preciso já analisar como é a desenvoltura dele nas ruas da cidade. Avalie também outros pontos importantes, como a estabilidade do volante, a eficiência dos freios, o estado dos faróis, entre outros quesitos básicos.

Vistorias feitas por você 

Alguns pontos relevantes a respeito do estado do automóvel seminovo podem ser averiguados por você mesmo. Nesse caso, a quilometragem é um deles.

Lembre-se que um dos conceitos definidores de um carro seminovo é apresentar uma quilometragem baixa.

O estado da lataria nesse caso é outra questão que salta aos olhos. Verifique se há rachaduras, arranhões ou qualquer outro problema.

Vale fazer uma pesquisa sobre o carro 

Além de estar atento a questões como o estado dos pneus, dos chassis e demais peças, vale também procurar saber mais detalhes a respeito do histórico do automóvel.

Sendo assim, indague se ele visitava constantemente a oficina mecânica. Será que o referido veículo já sofreu alguma batida? Quais foram os problemas que o carro já apresentou? Enfim, tais questões são válidas para saber as reais condições do automóvel.

Consulte a opinião de quem entende 

É verdade que alguns detalhes muito técnicos só podem ser avaliados com mais certeza por alguém que possui conhecimento no assunto.

Sendo assim, leve o carro em questão para o seu mecânico de confiança. Graças ao olhar técnico dele, muitos detalhes que podem passar despercebidos por você poderão ser detectados por ele.

Esse profissional também terá à disposição todos os recursos necessários para uma vistoria mais precisa. 

Vistoria sob a chuva 

Uma dica que muitos especialistas destacam é nunca avaliar o carro seminovo em dias chuvosos.

Isso é válido porque a água ajuda a disfarçar alguns detalhes, tais como imperfeições e pequenos amassados na lataria. O mesmo vale para o sol forte do meio-dia, por exemplo.

Avaliação bem de perto 

Outro recurso válido é analisar o automóvel de frente, aproximando o rosto no para-lama. Dessa maneira você terá uma melhor visão das laterais e, assim, poderá descobrir, se existe algum desalinhamento nas portas.

Além disso, esse procedimento também facilita encontrar algum amassado ou outro pequeno dano na chapa. É uma análise bem simples e que serve de grande auxílio para avaliar o estado de conservação.

Conferindo números 

É importante dar uma conferida se os números do chassi correspondem aos números de documentação do automóvel. Tais números são, digamos assim, a identidade do carro e asseguram a real procedência dele.

Por isso, conferir tais algarismos é uma boa maneira para evita cair em golpes.

Conclusão

Como pudemos ver, vários detalhes devem ser levados em consideração quando o assunto é a compra de um carro seminovo.

Com a devida atenção nos pontos salientados no texto, você terá mais segurança para realizar o seu negócio.

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e demais contatos nas suas redes sociais e ajuda alguém com o seu próximo carro seminovo.

%d blogueiros gostam disto: