O que esperar do Hyundai Nexo, o crossover a hidrogênio

A montadora coreana acaba de lançar o primeiro dos 18 modelos de carros ecológicos que ela pretende colocar no mercado até 2025. Veja o que esperar do Hyundai Nexo.

O primeiro carro do que parece ser a nova tendência mundial acaba de ser lançado, o Hyundai Nexo, o crossover a hidrogênio da montadora coreana, foi apresentado ao mundo na CES desse ano, em uma feira de tecnologia que aconteceu em Las Vegas.

Veja mais sobre o novo Hyundai Nexo e entenda o porquê dele estar causando alvoroço na indústria automobilística.

Entenda por que ele é considerado um carro ecológico

O novo Hyundai Nexo é considerado um carro ecológico porque a célula de combustível, um sistema que utiliza o gás hidrogênio como meio de alimentação para a bateria que move o motor do veículo, ou seja, trata-se de um veículo que não utiliza de etanol nem combustíveis fósseis para se movimentar e, consequentemente, não emite poluentes.

O que esperar do Hyundai Nexo

O crossover a hidrogênio da montadora coreana, além de ecológico, promete ser muito funcional e bem econômico, já que, de acordo com a marca, ele será capaz de rodar até 563 km por carga de gás.

Além de ser um veículo muito bonito, o Nexo também é robusto. Possui dimensões maiores que o já conhecido New Tucson, vem equipado com uma célula de combustível totalmente nova e um motor elétrico com uma potência de 183 cavalos.

O Hyundai Nexo também terá muita tecnologia em seu interior, em especial um sistema de monitoramento dos pontos cegos feito através de câmeras, que permitirá ao motorista ter acesso as imagens da traseira e laterais do veículo, em uma tela no painel, no momento em que estiver fazendo uma ultrapassagem.

Outra novidade também é o assistente em faixa de manutenção, o piloto automático adaptável e um sistema de estacionamento autônomo.

Como funciona essa tecnologia a hidrogênio?

O novo Hyundai Nexo utilizará uma plataforma única para atender suas necessidades como um carro movido a hidrogênio. Os tanques de combustível, que se encontram abaixo do assoalho do carro, possuem uma estrutura bem reforçada ao seu redor e a bateria de íon-lítio fica no porta-malas.

O carro se carrega com 6,3 kg de hidrogênio, as três células de combustível citadas acima, convertem o gás em eletricidade e o enviam para a bateria de íon-lítio, responsável por mover o motor.

Essas células de combustível geram em torno de 95 kW de potência, que quando combinados com a tecnologia da bateria, capaz de entregar até 40kW, resultam em uma potência total para o motor de 135kW, que é equivalente a 183 CV e um torque de 40,2 kgfm e permite ao veículo atingir a velocidade de 92 km/h em apenas 9 segundos.

Outro ponto importante que deve ser mencionado é o tempo de vida das células de combustível do veículo que, de acordo com os engenheiros responsáveis, é feita para durar até 241,4 mil km, ou seja, é uma excelente margem de vida útil.

E o seguro auto do Hyundai Nexo, como fica?

Ainda não se sabe como será feito o seguro de carro do Hyundai Nexo porque ele terá algumas peculiaridades em relação às coberturas. Mas, com a popularização de modelos movidos a hidrogênio, o serviço tende a ficar cada vez mais comum. O que não se pode é ter um lançamento desses e deixá-lo desprotegido.

Enfim, o que podemos esperar do Hyundai Nexo? Conforto, estabilidade, potência, beleza e um conceito ecológico e tecnológico que será um divisor de águas dentro do mercado automobilístico.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguro Auto