O Nissan GTR 2020 será lançado em três versões de acabamento na maioria dos mercados: GT-R Premium, GT-R Track Edition e GT-R NISMO. Em algumas regiões, também estarão disponíveis as versões Pure, Prestige e Black, mas é a versão 50th Anniversary Edition que representa uma verdadeira celebração do importante legado do GT-R.

A série especial chegará em três combinações de cores em dois tons. Fazendo alusão ao legado do modelo, as opções de pintura da carroceria remetem ao visual dos modelos GT-R que participaram do campeonato japonês de GP – no qual o GT-R original nasceu para dominar. Nunca mais vista desde que o GT-R “R34” saiu de linha, a cor Azul Bayside (Wangan) está de volta, adornada pelas listras brancas de corrida. Um duplo processo de tratamento a quente em quatro camadas resulta em um tom vivo de azul, com impressionantes nuances de tom mais escuro e mais claro. Os toques de azul nos raios das rodas estão entre os vários acrescentados para comemorar este grande marco na história do GT-R. A cor Branco Pérola com listras vermelhas e a prata Super Silver com listras brancas completam a gama de opções de carroceria em comemoração aos 50 anos.

Do lado de dentro, a edição comemorativa dos 50 anos exibe um esquema de cores em tons de cinza, dando à cabine uma sensação de sofisticação, semelhante à atmosfera de céu noturno após o crepúsculo (a cor também está disponível em alguns modelos 2020 GT-R). Outros detalhes exclusivos da edição de aniversário de 50 anos incluem um acabamento exclusivo na manopla do câmbio e na direção, detalhes especiais de relevo nos bancos, revestimento do teto em Alcantara® com pespontos exclusivos, para-sois revestidos em Alcantara, e muito mais.

“O Nissan GT-R tem sido um ícone da performance da nossa empresa nas pistas nos últimos cinquenta anos”, comentou Shinichiro Irie, diretor de design de programas para o GT-R. “Nossa motivação era grande para garantir que o GT-R 50th Anniversary Edition atraísse todos os olhares. Apesar de as mudanças no exterior e interior parecerem sutis à primeira vista, elas causam um grande impacto, principalmente com as novas combinações de cores, mantendo a modernidade e contemporaneidade das linhas e do visual do veículo como um todo”.

Nascido nas pistas, com upgrade de performance,

Apesar de muitos acreditarem que a sofisticação e performance do motor V6 com duplo turbo 3.8 litros, 24 válvulas e 572 cavalos – individualmente produzidos à mão por técnicos altamente especializados, conhecidos no Japão por takumis – havia chegado a um nível tão alto que não havia mais espaço para melhorias, os engenheiros do veículo ainda tinham alguns “truques na manga”. Um deles é a inclusão de novos turbocompressores, que ajudam a aumentar a resposta do motor em rotações mais baixas devido a uma vedação aprimorada, permitindo folgas menores e um aumento de 5% na eficiência. No geral, eles entregam uma resposta mais ativa do motor ao entrar e sair das curvas, tornando a experiência de dirigir mais rica e agradável do que nunca. Já o coletor de escape – inspirado na tecnologia de competições – otimizou os pontos de fixação do flange do turbo, facilitando a manutenção e uma possível tunagem, sem precisar mexer no coletor de escape.

O GT-R conta com uma versão revisada do câmbio de seis velocidades com dupla embreagem, criado tanto para as ruas como para as pistas. Ele permite reduções de marcha mais agressivas, para antecipar melhor as saídas mais rápidas das curvas, com seleção da marcha simultânea à aplicação do sistema ABS, resultando em um subesterçamento e maior sensação de condução intuitiva. O controle adaptativo de mudanças de marchas é programado para alterar o esquema de trocas, adequando-se ao estilo de direção do motorista e permitindo dirigir de acordo com a legislação de trânsito em vias públicas, mas com toda força bruta disponível em circuito, sem a necessidade de alterar manualmente os modos de mudança de marchas.

O ruído característico da exaustão do GT-R é produto de um novo silencioso de titânio, com pontas em tom azul polido.

A suspensão controlada eletronicamente foi tunada para proporcionar mais estabilidade nas curvas e uma condução mais macia. O esterçamento é mais linear e preciso do que nunca, exigindo correções mínimas em até 300 km/h. O novo servofreio aumenta a resposta inicial da frenagem, sendo ativado com menos pressão sobre o pedal, resultando em melhor sensação e maior potência de frenagem.

Cabine digna de um GT-R

Dentro o GT-R representa a fusão ideal entre sofisticação e esportividade. O exclusivo cockpit centrado no motorista recebeu assentos que oferecem tanto sustentação como conforto, para os passageiros dianteiros e traseiros. Com design que remete a um “fluxo horizontal”, o painel foi projetado para transmitir uma forte sensação de estabilidade para os ocupantes dos bancos dianteiros. O item é revestido com um único recorte de couro do tipo Napa escolhido à mão e sem emendas, minuciosamente pespontado com a precisão que só um artesão takumi pode aplicar. A parte central do painel integra os controles de áudio e de navegação, bem como uma tela de oito polegadas sensível ao toque. Os grandes ícones da tela dão informações sobre a experiência de condução sem provocar distrações.

O câmbio do tipo borboleta, que permite que o motorista troque as marchas enquanto faz a curva sem tirar as mãos do volante, está embutido no volante esportivo.

Todas as unidades do 2020 Nissan GT-R são equipadas com o sistema integrado de áudio, navegação e comunicação NissanConnectSM, em mercados específicos. O sistema permite que os usuários travem ou destravem as portas, ativem o alarme, acionem serviços de emergência ou rastreiem a localização do veículo de forma remota, por meio de aplicativos para smartphones.

Compartilhe: