BMW Motorrad Vision DC Roadster

CarroHoje.com

Por mais de 90 anos, o motor boxer de dois cilindros tem sido um elemento-chave da identidade da BMW Motorrad, tanto em termos tecnológicos quanto visuais. Mas, à medida que o BMW Group busca consistentemente a eletrificação, surge a pergunta sobre o que uma motocicleta BMW pode parecer eletricamente? E como se revelaria à primeira vista como um BMW? Uma possível resposta a estas perguntas é fornecida pela BMW Motorrad Vision DC Roadster, uma moto nua altamente emocional com acionamento elétrico.

Em uma motocicleta, o motor é a peça central – é o elemento fundamental, fornecendo a base para toda a arquitetura. Mas os componentes de acionamento elétrico possuem requisitos completamente diferentes em termos de espaço de instalação. Enquanto em uma motocicleta convencional o tamanho do motor é determinado principalmente pela sua capacidade, é a bateria que ocupa mais espaço no caso de um veículo movido a eletricidade. O motor elétrico em si é relativamente compacto. A partir desta nova base, a BMW Motorrad Vision DC Roadster é capaz de fazer essa transferência – mantendo a aparência icônica de um boxeador enquanto o preenche com uma nova função. É por isso que a Vision Bike é instantaneamente reconhecível como uma motocicleta BMW, revelando sua natureza elétrica em uma inspeção mais próxima.

Substituindo o que anteriormente teria sido o motor, existe agora uma bateria orientada longitudinalmente e orientada verticalmente. Para fins de resfriamento, dois elementos laterais projetam-se com nervuras de resfriamento e ventiladores integrados. Como no motor boxer da BMW R 32 – cujo desenvolvimento foi idealizado por Max Friz em 1923 – os elementos de refrigeração são colocados no fluxo de ar. O motor elétrico em forma de cilindro é posicionado embaixo da bateria e é conectado diretamente ao eixo universal. A BMW Motorrad Vision DC Roadster demonstra assim uma arquitetura inteligente que ecoa visualmente a história da BMW Motorrad e, ao mesmo tempo, dá um passo adiante.

Na vista lateral, a BMW Motorrad Vision DC Roadster apresenta um gesto altamente dinâmico com orientação clara das rodas dianteiras. A seção frontal baixa e a traseira curta e alta transmitem uma sensação de agilidade. Em vez do tanque de combustível, uma estrutura tubular plana e finamente forjada abrange o corpo do veículo. Sua configuração ainda mais integra o assento em uma forma moderna, criando assim o flyline de um roadster esportivo. A estrutura do quadro é um fator chave na definição da vista lateral dinâmica.

A grande bateria com seus sistemas de resfriamento lateralmente salientes é posicionada no centro de uma estrutura fresada a partir de alumínio. O acabamento de superfície tridimensional no acabamento da bateria transmite um apelo estético contemporâneo com seus contornos precisos. Os elementos de resfriamento refletem a leve inclinação para frente da silhueta da bateria, dando ao lado um momento dinâmico. Ao ligar o motor elétrico, esses elementos de resfriamento saem um pouco, indicando que a moto está pronta para funcionar.

A aparência geral do BMW Motorrad Vision DC transmite uma sensação de leveza, de modo a enfatizar a dinâmica de condução. Elementos como o assento e o sistema de refrigeração parecem pairar em torno da bateria. No próprio quadro, as ranhuras longitudinais criam um efeito visual fascinante, reduzindo o volume percebido e realçando a dinâmica longitudinal da bicicleta. Esta impressão é ainda sublinhada por meio de aberturas no caixilho de alumínio laminado e da estrutura de armação tubular disposta por cima. Materiais de alta tecnologia, como fibra de carbono e alumínio, reduzem o peso total e dão à BMW Motorrad Vision DC Roadster uma estética técnica. Enquanto isso, os elementos de contraste vermelhos e o alumínio escovado em pontos selecionados, como os sistemas de bateria, quadro e cool, enfatizam a geometria inovadora da moto.

Um elemento-chave do cativante apelo global do BMW Motorrad Vision DC Roadster é o acabamento elaborado que pode ser encontrado em todos os seus detalhes. Dentro do conceito principalmente de cor escura, são os elementos mecânicos, como o eixo universal exposto e o garfo Duolever, que adicionam acentuadas marcas. Neste caso, os dois recursos clássicos da BMW são reinterpretados e elaboradamente exibidos. Da mesma forma, o quadro triangular sugerido reflete uma característica típica dos modelos de motos BMW anteriores, até mesmo recapturando suas linhas brancas, que neste caso fluorescem no escuro. O design minimalista das luzes dianteiras e traseiras é uma implementação icônica da marca registrada BMW Motorrad, refletindo a máxima redução no estilo moderno. O farol mostra a luz LED de condução diurna numa forma U dinâmica e plana enquanto duas lentes LED compactas de cada lado fornecem os médios e máximos. Isso cria um design de iluminação que torna o veículo conceito instantaneamente reconhecível como uma motocicleta BMW – tanto durante o dia quanto à noite. A luz traseira é composta por dois elementos LED em forma de C que estão integrados no suporte traseiro de alumínio de forma minimalista e tecnicamente de alta qualidade. Nos flancos dos pneus feitos exclusivamente pela Metzeler para a Vision Bike, cinco elementos fluorescentes, cada um do tamanho de um selo postal, são integrados. Eles combinam design inovador com aspectos de segurança: em pé e em movimento, os elementos de iluminação criam um efeito gráfico emocionante. Na escuridão, eles aumentam a visibilidade do lado e, assim, proporcionam mais segurança. Eles também transmitem dinâmica quando estão em movimento.

Compartilhe:

Next Post

Mini Cooper SE

A mobilidade urbana com acionamento puramente elétrico agora também pode ser experimentada no estilo MINI. O novo MINI Cooper SE torna isso possível. Combina mobilidade sustentável com a diversão de condução, design expressivo e qualidade premium típicos do MINI. A […]