A Mercedes-Benz apresenta para o mercado brasileiro o novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC: emocionante, ágil e conectado. Com uma condução totalmente esportiva, o modelo chegará em duas versões, sendo uma delas a Launch Edition. O esportivo foi desenvolvido pela AMG e é baseado na nova plataforma da Mercedes-Benz para veículos compactos. 

Com um potencial que reforça sua identidade como membro da família de alto desempenho, o superesportivo vem equipado com um novo motor de dois litros turbo e quatro cilindros fabricado em série, que entrega uma potência máxima de 306 cv e até 400 Nm de torque. 

“A demanda por modelos de alta performance tem aumentado nos últimos anos e este sucesso nos incentiva a expandir ainda mais nosso portfólio de superesportivos no País. Com o novo Mercedes-AMG A 35, esperamos conquistar e atrair novos clientes que buscam esportividade, design e conectividade em um mesmo produto”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

Além do motor, uma grande vantagem do A 35 AMG é que desde o ínicio dos processos de desenvovilmento as tecnologias são elaboradas em conjunto com o veículo. Da mesma forma, elementos importantes da família Classe A, como os itens de segurança ativa e passiva e características de utilização diária foram mantidos, além de ter possibilitado injetar o DNA da AMG em cada detalhe. O resultado pode ser experimentado na forma de uma autêntica condução de alta performance. 

Novo público-alvo

O Mercedes-AMG A 35 4MATIC foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o portfólio de modelos da AMG e conquistar clientes jovens que buscam design e esportividade, juntamente com um desempenho superior e características de dirigibilidade inspiradoras.  

Dinâmico, ágil e potente 

A alta potência e torque, combinados com a transmissão integral AMG 4MATIC, feita para alto desempenho, levam o modelo a um comportamento dinâmico excepcional: o A 35 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e sua velocidade máxima é 250 km/h (limitada eletronicamente). Além da potência, o novo sistema de propulsão apresenta reação espontânea aos comandos do pedal do acelerador, alto poder de tração (torque máximo de 400 Nm a partir de 3.000 rpm), uma resposta extremamente rápida e um som emocionante do motor. O cárter feito de alumínio fundido por injeção de alta resistência, diminui o peso do veículo onde mais importa para a dinâmica de condução. 

Os altos padrões tecnológicos do novo motor são potencializados também por numerosos recursos usados para aumentar a eficiência.  Eles incluem o controle variável de válvulas CAMTRONIC, o gerenciamento térmico inteligente do motor e óleo, injetores piezoelétricos de alta precisão e a ignição por múltiplas faíscas. Na produção, o método de polimento de cilindros patenteado CONICSHAPE® diminui o atrito interno dos pistões dentro dos cilindros, aumentando a eficiência.

Além disso, um turbocompressor com tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases de exaustão na turbina) permite uma elevação mais rápida da pressão de alimentação, provocando o crescimento mais ágil do torque a partir de baixa rotação com um forte aumento de potência em altas rotações. 

Já o sistema de escapamento esportivo AMG traz de série um flap de exaustão controlado automaticamente. Dependendo do modo de condução selecionado, o escapamento esportivo AMG emite um fascinante som ou uma partida silenciosa. 

Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas

A transmissão com dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G também contribui para a personalidade ágil e dinâmica do novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC. As relações das marchas foram configuradas para que o condutor experimente uma aceleração muito espontânea, combinada com rápidas mudanças e ótimos engates nas trocas ascendentes. 

A função RACE-START de série permite máxima aceleração desde a imobilidade e proporciona uma experiência altamente impressionante. Outro item criado para aumentar a performance, é o “Modo M momentâneo”: quando o carro é usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando qualquer uma das aletas de comando do câmbio. No modo M momentâneo, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais sem deixar de contar com trocas automáticas.

Tração integral variável AMG Performance 4MATIC

Dinamismo, agilidade e performance – Esses três atributos caracterizam a tração integral de série do novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC. A distribuição do torque é infinitamente variável, para se adequar às necessidades de uma condução dinâmica. A variação vai da tração dianteira pura até uma distribuição 50:50 do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.

Uma embreagem multidiscos integrada ao eixo de transmissão traseiro é responsável pela distribuição variável do torque entre os eixos, de forma controlada eletronicamente. Sempre que o ESP® é ativado, o sistema 4MATIC permanece no modo “Confort”. Assim que o motorista pressiona o botão “ESP® SPORT Handling” ou o “ESP® OFF”, o sistema 4MATIC muda para o modo “Sport”, proporcionando uma dirigibilidade ainda mais ágil.

Esportividade a toda prova

O design exterior adiciona elementos característicos da AMG à linguagem de estilo do Classe A. O design do Mercedes-AMG A 35 deixa claro seu posicionamento como um automóvel de alta performance. O visual dianteiro é caracterizado pela grade do radiador exclusiva da AMG, com lâminas duplas e a identificação esportiva. Em uma visão lateral, os painéis da AMG Line atraem o olhar, juntamente com as rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta, com acabamento fosco. Já o conjunto traseiro AMG é dominado pelo avental posterior, com um novo inserto difusor, quatro lâminas verticais e duas ponteiras redondas do escapamento esportivo que dá um toque ousado ao acabamento. O modelo conta também com faróis Full LED que garantem um apelo emocional e uma aparência atrativa. 

Na versão Launch Edition, o modelo vem equipado com grande aerofólio traseiro, spolier frontal e detalhes nas laterais do para-choque dianteiro, visando ainda mais sua esportividade.

Para as duas versões os bancos AMG Performance, em formato concha, possuem acabamento em couro sintético ARTICO com microfibra DINAMICA em cor preta com costuras contrastantes vermelhas, assim como o volante AMG de base achatada que reforçam a esportividade do interior. 

Interior esportivo com sistema multimídia MBUX

O interior do A 35 4MATIC segue a lógica de desempenho da Mercedes-AMG. A combinação do design esportivo com detalhes sofisticados também está presente no sistema multimídia MBUX. A tecnologia Mercedes-Benz User Experience substitui os sistemas COMAND anteriores e cria uma conexão ainda mais próxima entre o veículo e o condutor. Ativado por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes” é possível acessar funções como o ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de rádio, abertura da persiana do teto-solar elétrico panorâmico e outras funções por meio do comando de voz.

Visualmente, os dois displays de 10,2’ cada, se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, reforça a orientação horizontal do design interno do modelo.

Tela touchpad multimídia e novo console central

A tela de toque multimídia reforça a personalidade dinâmica com mostradores AMG, visualização dos programas de condução e dados do veículo e motor. O display central possui a interface com todos os demais controles e informações, rádio, mídia, telefone e dados do veículo. O grande mapa ocupando toda a tela possibilita ótima legibilidade em todas as situações de condução.

O console exclusivo da AMG com acabamento black piano, possui teclas adicionais que controlam as funções ESP, modo manual da transmissão e troca dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT. 

Três estilos de mostradores AMG: Classic, Sport ou Supersport

O cliente pode escolher entre três estilos de mostradores AMG para o conjunto de instrumentos: “Classic”, “Sport” ou “Supersport”. Os diferentes estilos podem ser trocados a qualquer momento usando as teclas Touch Control presentes no volante. O modo Supersport é especialmente marcante, com um conta-giros central e informações adicionais em forma de barras à sua esquerda e direita, com uma perspectiva tridimensional.

Por meio do menu AMG, o motorista pode verificar informações esportivas adicionais, tais como o mostrador de marchas, menu de aquecimento (temperatura do óleo do motor e do fluido da transmissão), menu set-up (modos AMG DYNAMIC SELECT), além de um medidor de forças G e dados do motor.

Nova geração do volante AMG 

A nova geração de volantes AMG proporciona uma conexão perfeita entre o condutor e o veículo.  As teclas de controle podem ser usadas para selecionar intuitivamente os mostradores de instrumentos, além do controle de velocidade de cruzeiro que podem ser ajustados nos painéis de controle à esquerda. Os painéis de controle da direita são usados para ativar o controle por voz e o telefone, além de regular o volume do som e permitir seleção de músicas. Isso significa poder se concentrar totalmente na condução dinâmica, sem ter que tirar as mãos do volante. 

Com duas teclas do display livremente configuráveis e a um fácil alcance, outras funções AMG, a escolha do condutor, podem ser controladas diretamente do volante. Cada função escolhida poderá ser identificada no ícone do display LCD e seu interruptor é acionado pelo motorista para colocá-la em ação, tudo isso com apenas um toque dos dedos. 

O Mercedes-AMG 35 4MATIC traz exclusividade e dinâmica adicionais. Por dentro e por fora, ele impressiona pelos detalhes. Além disso, ele traz o pacote Night AMG, que torna acabamentos externos, como os retrovisores e frisos dos para-choques, em preto brilhante.

Especificações técnicas

Mercedes-AMG A 35 4MATIC
Cilindrada (cm³)1.991
Potência306 / 5.800
Torque (Nm/rpm)400 / 3.000 – 4.000
Câmbio7G-DCT
Aceleração 0-100 Km/h (s)4,7
Velocidade máxima (Km/h)250*
Peso (kg)1.555
Pneus235 / 35 R 19
Capacidade do porta malas (L)370
Tanque de combustível/reserva (L) 51 / 5
Dimensões (mm) 
Comprimento4.436
Largura1.992
Altura 1.405

* limitada eletronicamente

O Mercedes-AMG A 35 4MATIC chega ao mercado brasileiro em outubro e estará à venda nos concessionários da marca no País por R$ 279.900. Enquanto a versão Launch Edition será oferecida pelo preço público sugerido de R$ 285.900. Além disso, o modelo também estará disponível para test-drive nos concessionários e nos doze AMG Performance Centers do Brasil.  

Compartilhe: