Nissan Ariya Concept – CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

CarroHoje.com – Revista digital de automóveis.

Fique por dentro dos lançamentos e notícias da indústria automotiva, competições, clássico s e mais sobre o mundo do carro.

Nissan Ariya Concept

A Nissan revelou o Ariya Concept, um crossover elétrico com dois motores elétricos, aceleração potente, tecnologia premiada de assistência à condução e um visual que aponta para uma reinvenção completa do design da marca.

Ele conta com uma cabine premium espaçosa, com recursos high-tech e uma carroceria que transmite a natureza pura e clean dos carros elétricos. Ela incorpora a visão Nissan Intelligent Mobility do transporte pessoal – por meio da qual a eletrificação e a inteligência veicular oferecerão experiências adaptativas e contínuas de condução, livres de acidentes e emissões nocivas.

Destacando o perfil do veículo estão as rodas de alumínio de 21” com cinco raios, com pneus customizados. A linha elegante e mais baixa do teto faz com que o veículo possa romper o ar. O desenho da traseira do Ariya Concept também abandona o estilo dos SUVs tradicionais, com uma coluna traseira com declive acentuado, que se mescla de forma contínua à parte superior da traseira de aspecto musculoso. Peça única, a lanterna em forma de lâmina com lentes escurecidas percorre toda a largura da carroceria. Os alargadores dos para-lamas traseiros e o spoiler montado na parte superior da traseira sugerem, de forma não tão sutil, a potência do veículo.

A linha do teto e as rodas do Ariya Concept são destacadas por uma nova cor característica para os futuros VEs da Nissan: cobre, a cor do Sol quando este irrompe na noite para começar um novo dia. Ela simboliza o alvorecer de uma nova era automotiva, além de fazer reverência aos artesãos tradicionais japoneses, que transformavam o cobre em obras de arte funcionais.

Minimalista, o painel de instrumentos não é obstruído pela profusão de botões e comandos encontrados nos veículos convencionais. Quando o Ariya Concept é energizado, controles táteis integrados de forma contínua ao longo do painel são iluminados, ganhando vida. Quando o carro não está sendo utilizado, eles desaparecem na superfície. Os únicos controles físicos são o botão start, um único botão de controle da tela de 12,3” e os controles de temperatura, que estão engenhosamente encravados na parte inferior do painel de instrumentos, feita em madeira legítima. O painel de instrumentos faz uma transição perfeita para as portas e elementos internos, ficando fora de vista quando não está sendo utilizado.

O Ariya Concept apresenta a última versão do premiado sistema ProPILOT 2.0 de assistência à condução, que oferece uma condução mais segura e confortável. O sistema combina a condução em via expressa por meio do sistema de navegação com capacidades de condução sem as mãos (hands off) em uma única faixa de rodagem. Ao acionar o sistema de navegação do veículo para ajudar a dirigir o carro em uma rota pré-definida nas faixas de rodagem permitidas, o sistema pode proporcionar assistência ao motorista para ultrapassar, desviar e sair da faixa de rodagem em uma via expressa de várias pistas.

O sistema ProPILOT 2.0 também permite a condução sem as mãos (hands-off driving) ao dirigir na mesma faixa de rodagem. , Quando o veículo se aproxima de uma bifurcação, ou quando for possível ultrapassar um veículo, o sistema avalia o tempo necessário para mudar de pista ou ultrapassar, com base em informações do sistema de navegação e sensores com visão 360°. O motorista recebe orientação intuitiva visual e sonora, sendo alertado a colocar as duas mãos na direção e confirmar o início destas operações por meio de um botão. Ao dirigir com o sistema ProPILOT 2.0 ligado, a iluminação interna muda de cor, sinalizando que a condução sem as mãos (hands off) está ativa, criando ao mesmo tempo uma atmosfera relaxante.

Compartilhe: